Sophia @princesinhamt
Eventos

Atletas bolsistas de MT ganham medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano com apoio do Governo: destaque para conquista.

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Dois atletas bolsistas do projeto Olimpus MT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), conquistaram medalhas de prata no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20, realizado entre os dias 12 e 14 de julho, em Lima, no Peru.

A primeira medalha veio por Arthur Curvo, atleta de 19 anos, que conquistou o segundo lugar para o Brasil na prova de lançamento do dardo, com 71,90m. Antes de viajar, o esportista que treina pela AABB Cuiabá ficou com a medalha de bronze no Troféu Brasil, com a marca de 72,22m, recorde pessoal.

A outra prata foi conquistada por Gilvan Ribeiro da Costa, de Peixoto de Azevedo (672 km de Cuiabá), no salto triplo, com 15,52 m. Além da conquista, o atleta retificou o índice para o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 que acontece no próximo mês de agosto, também na capital peruana. 

O professor Elves Pinho, contemplado na categoria Bolsa Técnico Internacional do projeto Olimpus, foi o treinador mato-grossense convocado para acompanhar a delegação brasileira na competição.

“O maior objetivo desse ano era que o Gilvan conseguisse o índice para o Mundial, algo que parecia distante para nós. Mas com o trabalho e o planejamento que fizemos para 2024, deu tudo certo até agora.

Conseguimos o índice e pretendemos fazer ainda mais bonito para o nosso Estado e país nessa que é a maior competição da categoria”, disse o técnico.

Elves destacou a importância do programa de bolsas do Governo do Estado, que não só proporciona recursos financeiros essenciais para treinamentos e campeonatos, mas também incentiva um ambiente adequado para o desenvolvimento técnico e pessoal dos atletas.

“O Olimpus MT é de suma importância para nós, treinadores e esportistas.

Acredito que se não tivesse esse incentivo do Estado, nada disso estaria acontecendo na minha vida e na do Gilvan. O Governo de Mato Grosso, através de toda a ajuda que oferece por meio da Secel, tem uma boa parcela nesse processo de bons resultados dos atletas. São esses incentivos que nos mantém no esporte”, ressaltou o professor.

2025 word1

Medalhista Kyle Oliveira à direita da foto no Pan-Americano Sub-20 de wrestling
Créditos: Instagram @cbw_oficial

Além das conquistas no atletismo, outro momento importante para Mato Grosso ocorreu no Campeonato Pan-Americano U-20 de Wrestling, também realizado na capital do Peru, onde o atleta Kyle Oliveira, bolsista do projeto Olimpus, conquistou a medalha de bronze no estilo livre masculino 97kg. A competição foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho e contou com esportistas representantes de diversos países. 

“É com imenso orgulho que parabenizo nossos atletas pelo excelente desempenho e pela conquista de tantas medalhas. Vocês não sabem o quanto ficamos felizes de ver o impacto positivo que os investimentos realizados pelo Governo no fomento ao esporte têm gerado bons frutos”, destacou o secretário da Secel, David Moura.

 

Fonte: matogrossodigital

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.