Com que frequência você precisa lavar seus sutiãs?
Muitas mulheres têm dúvidas sobre o momento ideal para lavar os sutiãs. Algumas o fazem após cada uso, enquanto outras decidem usá-los várias vezes antes de realizar essa tarefa. A verdade é que a frequência da lavagem é determinada por vários fatores.
Porém, não é conveniente esperar até que a sujeira fique evidente. Embora nem sempre seja perceptível a olho nu, as roupas acumulam células mortas, microorganismos e resíduos de suor que facilitam o desenvolvimento de infecções e desconforto na pele.
Você está interessado em saber mais sobre isso? Continue lendo!
Por que você tem que lavar sutiãs regularmente?
Os sutiãs são uma das roupas íntimas mais usadas pelas mulheres; trazem estética e sensualidade ao busto, além de contribuir para o bem-estar. Um artigo publicado na sugere que seu uso pode melhorar a postura e ajudar a prevenir problemas na coluna.
Mesmo assim, seu uso apresenta problemas quando não recebem os devidos cuidados. Nesse sentido, deve-se ter atenção especial com a frequência das lavagens, já que é uma peça de roupa que tem contato direto com uma área da pele onde há tendência ao acúmulo de suor e bactérias.
O dermatologista alok Vij explica em um post da que manter o sutiã “saudável” envolve equilibrar o cuidado com o tecido com a remoção de suor e resíduos de óleo da pele. Sobre isso, ele adverte:
Todas as células mortas da pele, óleos e suor presos sob seu sutiã criam uma fossa de bactérias e leveduras.
Assim, se a roupa não for lavada regularmente, causa um desconforto que vai além de manchas ou mau cheiro. Para ser mais preciso, pode levar a irritações na pele, erupções cutâneas e até infecções bacterianas e fúngicas.
Somado a isso, o calor do corpo impacta o tecido e tende a alterar sua forma. Portanto, é recomendável deixá-los descansar entre os usos e fazer uma lavagem regular para que se mantenham em bom estado e cumpram sua função.
Então, com que frequência você tem que lavar sutiãs?
A resposta curta para esta pergunta é: depende.
Como referimos, são vários os fatores que determinam a necessidade de lavar a peça de roupa após cada utilização ou após várias utilizações. Em geral, se tiverem cores claras ou tiverem sido expostos ao suor, deverão ser lavados imediatamente.
Por outro lado, se forem usados apenas algumas horas por dia e não houver sudorese abundante, é possível repetir o uso sem problemas. Segundo o que expressou o Dr. Vij, da Cleveland Clinic, a lavagem pode ser feita após dois ou três usos. Um pouco mais, se a vestimenta for usada apenas em um momento específico.
Uma boa ideia é alternar os sutiãs para evitar que suas copas e alças se expandam ou percam elasticidade devido ao calor do corpo. Ou seja, em vez de colocar o mesmo por dois ou três dias seguidos antes de lavá-lo, alternamos com outro.
As mesmas regras se aplicam aos sutiãs esportivos?
Claro que a resposta é não.
Durante a prática de atividades esportivas, costuma-se expelir mais suor; além disso, o ambiente quente cria um ambiente propício ao crescimento de . Dito isto, é melhor limitar seu uso a uma única configuração.
É bom lavar sutiãs após cada uso?
Algumas preferem lavar os sutiãs após cada uso, sem exceção. A desvantagem é que isso e elásticos, reduzindo sua vida útil. Então, desde que possa ser usado duas ou três vezes, é melhor.
Dicas para lavar corretamente seus sutiãs
Um detalhe que deve ser levado em consideração na hora de lavar os sutiãs é que são peças delicadas. Independentemente de serem lingerie ou roupas esportivas, é melhor lavá-los à mão. Mesmo assim, com alguns cuidados é possível colocá-los na máquina de lavar.
Lavar à mão
- Adicione uma pequena quantidade de detergente a um balde e cubra-o com água fria.
- Em seguida, mergulhe o sutiã e agite-o suavemente com as mãos.
- Deixe de molho por 15 a 20 minutos.
- Enxágue bem para retirar todo o detergente.
- Esprema cuidadosamente o excesso de água, mas não torça ou torça, pois isso pode deformar a roupa.
- Ao pendurar para secar, pendure o sutiã pela borda central, e não pelas alças. Lembre-se que o peso do sutiã molhado pode estragar seu elástico.
Truque para sutiãs brancos ou bege
Se seus sutiãs brancos ou bege ainda parecerem manchados após a lavagem regular, tente melhorar sua aparência com , bicarbonato de sódio e detergente.
- Coloque duas colheres de sopa (30 gramas) de cada produto em um balde com água (suficiente para cobrir o sutiã).
- Introduza a peça e deixe de molho por aproximadamente 40 minutos.
- Após o tempo sugerido, enxágue com bastante água.
- Retire o excesso de água e deixe secar ao ar livre.
Máquina de lavar
- Certifique-se de apertar as alças do sutiã para que não prendam em outras roupas.
- Coloque-o em um saco de malha para protegê-lo de empenamento.
- Em seguida, coloque-os no ciclo de lavagem mais suave que a máquina de lavar possui, sempre com água fria.
- Evite usar o secador, pois o calor e a vibração alteram sua elasticidade. Em vez disso, retire o excesso de água com a ajuda de uma toalha de microfibra limpa.
- Além disso, você pode estendê-lo ao ar livre.
Outras dicas para lavar sutiãs
Além de seguir os passos indicados nos pontos anteriores, existem outras dicas gerais que podem ser aplicadas. Considere o seguinte:
- Use produtos para roupas delicadas. Ou seja, opte por um sabonete suave ou neutro. Fórmulas muito fortes aceleram a deterioração da roupa.
- Separe por cores. Assim como acontece com o restante das roupas, é preciso evitar lavar as coloridas com as brancas ao mesmo tempo.
- Leia as instruções de lavagem na etiqueta. As recomendações podem variar de acordo com os materiais da roupa. Portanto, é bom considerar o que diz o rótulo.
- Armazene com cuidado. Ao guardar os sutiãs no armário, coloque todos no mesmo espaço, sem peso em cima.
Com que frequência os sutiãs devem ser renovados?
Não existe um tempo exato definido para a troca dos sutiãs. Isso depende muito da qualidade de seus materiais de fabricação e do cuidado dispensado a eles. Alguns precisam ser trocados a cada 6 ou 8 meses, enquanto outros podem durar mais de um ano.
Para especificar melhor, é conveniente levar em consideração como é o enchimento de suas copas, bem como suas alças e o tecido. Quando estes apresentarem alguma deterioração, é hora de trocá-los. A mesma coisa acontece se a vareta sair.
Não negligencie a lavagem dos sutiãs
Às vezes, os sutiãs não parecem sujos a olho nu e também não exalam um cheiro ruim. Por isso, muitas optam por usá-los repetidamente antes de lavá-los. Mas, embora nem sempre haja sinais de sujeira, é melhor limitar seu uso a duas ou três vezes.
Deve-se ter em mente que , células mortas, bactérias, fungos e outras formas de sujeira podem se acumular em seus tecidos, o que pode levar ao e problemas de pele. Além disso, tanto a lavagem insuficiente quanto a excessiva aceleram a deterioração da roupa.
Fonte: melhorcomsaude