Manicures veganas: o que são e quais são seus benefícios?
As manicures veganas são perfeitas para pessoas apaixonadas por cuidados com as mãos, mas que querem se livrar dos produtos químicos. Esse método de embelezamento é semelhante às técnicas convencionais; a diferença está na origem das substâncias e implementos.
É possível realizar a tendência tanto em casa quanto em salões aliada a orgânicos. Os produtos do estilo são de venda livre e não implicam conhecimentos especiais para manuseá-los, mais do que ler atentamente as indicações.
Além disso, o veganismo na indústria da beleza tem muitas vantagens; o caso particular do cuidado e disposição das unhas é o que iremos aprofundar. Continue lendo!
O que são manicures veganas?
A manicure vegana é aquela que aplica produtos totalmente naturais. São esmaltes, cremes, óleos e outros insumos livres de corantes, conservantes químicos e componentes de origem animal ou testados por animais.
Com exceção da maioria dos corantes, a Food and Drug Administration (FDA) que ingredientes e produtos cosméticos para unhas não requerem aprovação do FDA antes de serem colocados no mercado.
No entanto, é fundamental que garantam segurança em seu uso, especificando instruções ou advertências em seus rótulos. Para seu crédito, esmaltes veganos e removedores de esmaltes são livres de elementos nocivos.
A rigor, as fórmulas orgânicas para unhas são isentas de ésteres e substâncias que, embora prolonguem a duração da manicure, aumentam o risco de intoxicações e distúrbios nas unhas. Alguns dos ingredientes que o veganismo evita para as unhas são os seguintes:
- Álcool.
- Tolueno.
- Acrilatos.
- Parabenos.
- Propanona.
- Dimetilbenzeno.
- Resina de formaldeído.
A manicure vegana não é igual à orgânica, porque na primeira, absolutamente toda a composição é vegetal ou mineral; enquanto no segundo há espaço para ingredientes de origem animal ou vegetal provenientes da agricultura orgânica.
Como fazer manicure vegana?
O fato de serem cosméticos veganos não significa que a aplicação seja diferente; o processo é executado como na manicure tradicional. Claro, você precisa de um kit vegano que inclua loções de limpeza, tintas, algodões… tudo 100% orgânico. Vamos ver como é o procedimento.
- Limpeza: é a desinfecção das unhas e das mãos, para a qual são úteis a água e um antibacteriano de base natural, como óleo de árvore do chá, aloe vera ou tangerina.
- Esfoliação: essa massagem é importante para trabalhar as cutículas e eliminar as células mortas. Coco, cacto ou canela são algumas opções esfoliantes.
- Tinta: existe uma grande variedade de tons veganos de alta qualidade. É esta fase que mostra a habilidade da manicure, para conseguir desenhos elegantes ou marcantes.
- Brilho: se você quer um brilho extra nas unhas, não precisa de um esmalte transparente convencional; nas manicures veganas, o brilho é obtido com a , elemento que favorece a secagem rápida e equivale ao acabamento semipermanente.
- Hidratação: com as unhas esmaltadas, só falta hidratá-las, assim como as mãos. Cremes de coco, calêndula e manteiga de karité são recomendados.
Benefícios da manicure vegana
As principais vantagens de optar pelo vegano têm a ver com os cuidados gerais com a saúde. A manicure ecológica não é exceção e preferi-la traz benefícios como os que vamos citar a seguir.
Você age ecologicamente
A revista Cosméticos e Artigos de Banho em um texto que o aumento da demanda por cosméticos veganos é um sinal de que os consumidores estão se conscientizando mais sobre matérias-primas sustentáveis e não testadas em animais.
É assim que ao aplicar uma manicure desse estilo contribui para o bem-estar do ambiente, porque reduz o impacto das toxinas e a quantidade de resíduos.
Não inale produtos químicos
O cheiro que emana das substâncias convencionais pode causar problemas respiratórios, infecções e rinoconjuntivite. O veganismo na manicure evita essa ameaça.
Segundo uma publicação do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional, os concentram perfumes de formulações complexas que expõem as pessoas a produtos químicos perigosos, seja por contato direto com a pele, respingos ou inalação de aerossóis.
Os seguintes itens se enquadram nessa categoria:
- Base.
- Esmaltes.
- Solventes.
- Removedor de esmalte
- Endurecedores.
Você evita reações alérgicas
Algumas doenças das unhas e patologias sistêmicas são causadas pelo uso prolongado de esmaltes e acetonas comerciais. Por exemplo, é possível sofrer de de contato devido a acrilatos para unhas semipermanentes.
O Hospital da Cruz Vermelha de Córdoba que essa substância é bastante irritante e aumenta a sensibilização perante esse componente. Consequentemente, pode levar a eczema ou dermatite alérgica. Por sua vez, as receitas veganas não comprometem a saúde das unhas ou da pele.
Zero acetona
Para remover a tinta vegana você pode aplicar um removedor de esmalte com as mesmas características. Isso funciona como um hidratante, em vez de atacar as unhas como a faria.
O Departamento de Saúde de Nova Jersey que a acetona não é apenas prejudicial quando inalada, mas também pode ser absorvida pela pele. Em sua Ficha Informativa sobre Substâncias Perigosas, comentam os efeitos irritantes na pele, olhos, nariz e garganta.
Também detalham que a exposição prolongada a esse líquido inflamável causa outros sintomas como , náuseas e até desmaios.
Se adapta às tendências
Atualmente você encontra múltiplas técnicas para o embelezamento das unhas; desde que os insumos escolhidos correspondam às qualidades veganas, é possível adaptar as tendências a este tipo de manicure.
O que fazer para as manicures veganas durarem mais?
Existem unhas com fixação vegana normal, permanente ou semipermanente. Em ambos os casos, como nas manicures tradicionais, alguns cuidados devem ser tomados para prolongar o esmalte.
Nunca retire totalmente a , peça pigmentos de alta durabilidade e use luvas para os afazeres domésticos, pois os aceleram o desbotamento e a desidratação das unhas. Você gostaria de experimentar o veganismo em suas mãos?
Fonte: melhorcomsaude