Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 20, pela empresa Brand Finance, mostra que a Nike é mais uma vez a empresa mais valiosa do mundo.
Segundo a Brand Finance, a Nike teria um valor de marca estimado em US$ 31,3 bilhões (cerca de US$ 150 bilhões). Em segundo lugar está a Louis Vuitton (US$ 26,3 bilhões), seguida pela Chanel (US$ 19,4 bilhões),
Em quarto lugar está a Gucci (US$ 17,8 bilhões), e a Adidas (US$ 15,7 bilhões) aparece na quinta posição.
Confira a lista elaborada pela Brand Finance
A Brand Finance, consultoria de avaliação de marcas com sede em Londres, definiu o valor da marca como o benefício econômico líquido que um proprietário obteria ao vendê-la.
A Brand Finance também analisou a força da marca, calculada através de métricas que avaliam o investimento em marketing, o capital das partes interessadas e o desempenho empresarial.
- Nike, US$ 31,3 bilhões;
- Louis Vuitton, US$ 26,3 bilhões;
- Chanel, US$ 19,4 bilhões;
- Gucci, US$ 17,8 bilhões;
- Adidas, US$ 15,7 bilhões;
- Hermes, US$ 14,2 bilhões;
- Dior, US$ 13,2 bilhões;
- Cartier, US$ 12,5 bilhões;
- Zara, US$ 11,0 bilhões;
- Rolex, US$ 10,7 bilhões
Nike ganha em popularidade internacional
Em relação à ultima pesquisa da Brand Finance, o valor da marca Nike caiu 6%. Um declínio impulsionado por um crescimento de receitas mais lento do que em 2022, principalmente na China.
Todavia, a Nike registou fortes vendas nos EUA e na Europa e mantém a força necessária para recuperar o valor da marca.
A Nike continua extremamente popular. Não apenas entre as marcas de roupas esportivas, mas também entre os fabricantes de calçados favoritos dos jovens e dos adolescentes.
Além disso, a popularidade da Nike expandiu-se rapidamente para além dos Estados Unidos nos últimos anos. O mercado internacional representa mais de 60% das receitas da empresa.
“O sucesso duradouro da Nike pode ser atribuído em grande parte à familiaridade global da sua narrativa e à visão icônica da marca”, afirmou Annie Brown, diretora-gerente da Brand Finance UK, no relatório.
“A partir do seu compromisso incansável com a inovação, da sua capacidade de se manter à frente das tendências do mercado e das suas extensas parcerias com atletas de todo o mundo, a Nike consolidou firmemente o seu lugar no topo da indústria do vestuário”, explicou a executiva.
Fonte: revistaoeste