Sophia @princesinhamt
Economia

João Paulo Pacifico: o bilionário brasileiro que está disposto a pagar mais impostos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Enquanto muitos empresários desejam uma cobrança menor de impostos, há diversos “super-ricos” que desejam pagar mais. Cerca de 250 milionários e bilionários divulgaram uma carta aberta a líderes globais reunidos em Davos, na Suíça, durante o , em janeiro.

No manifesto “Orgulho de Pagar Mais”, eles fizeram um pedido bastante curioso: desejam pagar mais impostos para diminuir a desigualdade.

Entre os signatários do documento, está o brasileiro João Paulo Pacifico, de 46 anos.

Fundador do grupo de investimentos Gaia, o empresário é escritor, ativista e conselheiro da organização não governamental (ONG) Greenpeace.

Formado em Engenharia, Pacifico é autor dos livros “Onda Azul” e “Seja Líder Como o Mundo Precisa”.

Além da experiência literária, o empresário foi apresentador de programas de rádio e colunista de algumas publicações, escrevendo, em geral, sobre bem-estar no ambiente corporativo.

A Gaia atua há mais de 20 anos no mercado financeiro. Atualmente, a empresa fundada por Pacifico investe em projetos sociais e colabora com cooperativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Joao Paulo PacificoJoao Paulo Pacifico
João Paulo Pacifico É Fundador Do Grupo De Investimentos Gaia, Que Atua Há Mais De 20 Anos No Mercado Financeiro | Foto: Reprodução/Youtube

+

Em 2022, a companhia foi doada para uma ONG, que reverteu o valor em projetos sociais, como a construção de casas populares.

A empresa seguiu existindo, mas os sócios deixaram seus cargos e permaneceram na companhia como funcionários “normais”.

“Não adianta eu querer reduzir a desigualdade social e continuar acumulando recursos”, disse o empresário em entrevista ao jornal Valor Econômico, na época da mudança na empresa. “Quero combater o vício em dinheiro que existe no mercado financeiro.”

Em sua conta oficial no Instagram, Pacifico afirmou que “é tão óbvio que pessoas mais ricas tem que pagar mais impostos”.

Em um vídeo publicado na rede social, ele menciona que os cinco homens mais ricos do mundo mais que dobraram suas fortunas desde 2022.

Para ele, a tributação deveria ser progressiva. “Quanto mais rico, mais imposto proporcional a pessoa deve pagar”, declarou.

No manifesto apresentado ao Fórum Econômico Mundial, Pacifico e os demais signatários argumentam que a atual ordem política ao redor do mundo agrava uma desigualdade crescente e prejudicial que ameaça a democracia.

Entre os multimilionários de 17 países que assinaram a carta, estão nomes como Abigail Disney (herdeira do império da Disney), o ator e roteirista Simon Pegg, o músico e compositor Brian Eno e o ator Brian Cox, da série “Succession”.

“Nosso pedido é simples: pedimos que nos taxem, os mais ricos da sociedade. Isto não irá alterar fundamentalmente o nosso nível de vida”, afirmaram os signatários do documento. “Isso transformará a riqueza privada extrema e improdutiva em um investimento para o nosso futuro democrático comum.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.