O e-commerce deve faturar R$ 7,2 bilhões no Dia dos Namorados, conforme estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) publicada na revista Veja nesta quinta-feira, 8.
O montante será 7% maior que o do ano passado caso a estimativa da Abcomm se realize. A associação espera que mais de 15 milhões de compras com tíquete médio de R$ 470 sejam feitas para o Dia dos Namorados, que será comemorado na próxima segunda-feira, 12. Ainda segundo a entidade o comércio on-line representa mais de 10% de todo o varejo do Brasil.
Estimativa da Confederação Nacional de Comércio para o Dia dos Namorados é menor
Já a estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é mais modesta: ela estima que as vendas do varejo vão alcançar R$ 2,54 bilhões. O valor já desconta a inflação e seria 2,2% abaixo do ano passado.
Em 2022, ele foi de R$ 2,60 bilhões. Segundo a CNC, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, é a sexta data comemorativa mais importante para o varejo em movimentações financeiras. O Dia dos Namorados é mais rentável no setor de vestuário e em bens de consumo durável, como eletroeletrônicos. O setor de perfumaria e cosméticos deve ter consumo maior em relação ao ano passado, segundo o economista da CNC Fabio Bentes disse à Agência Brasil.
Já o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises no Rio de Janeiro estima que o gasto médio com presentes para o Dia dos Namorados será de R$ 200, maior que o do Dia das Mães (R$ 167) e o da Páscoa (R$ 107). A pesquisa foi feita entre os dias 26 e 29 de maio, com 820 consumidores, na cidade do Rio, e estima movimentação financeira de R$ 446 milhões.
Fonte: revistaoeste