Sophia @princesinhamt
Economia

Câmara aprova ajuda de R$ 5 bilhões às companhias aéreas: entenda os detalhes

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-, 28, projeto que atualiza a Geral do Turismo. A proposta permite que o Fundo Nacional de Aviação Civil destine dinheiro, por meio de crédito, a empresas aéreas. O texto vai à sanção da Presidência da República.

Conforme estimativas do Ministério de Portos e Aeroportos, o fundo teria uma composição de R$ 5 bilhões. O destino do dinheiro seria, em princípio, para o fortalecimento operacional das companhias em funcionamento no país.

Em nota à imprensa, o ministro de Portos e Aeroportos, Filho, disse que a medida “é fundamental para ampliar a frota de aeronaves, o número de voos e as passagens ofertadas”. 

Financiamento ajudaria a reduzir tarifas, diz ministro

Costa acredita que o aumento de recursos para financiamento possa reduzir o custo operacional das empresas e, consequentemente, baixar o valor da tarifa. Contudo,

Conforme o projeto, o Ministério de Portos e Aeroportos vai criar e gerir esse fundo com limites anuais de empréstimos. O governo deve regulamentar os repasses por meio de decreto.

Passageiros da GolPassageiros da Gol
Ministério De Portos A Aeroportos Acredita Medida Vai Beneficiar Passageiros Com Queda No Valor Das Passagens | Foto: Reprodução/@Voegoloficial

O Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) será o agente financeiro do Fnac na concessão dos empréstimos, podendo habilitar outros agentes financeiros, públicos ou privados.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a aprovação por parte da Câmara demonstra, assim, “a confiança e o reconhecimento da importância do banco para a gestão desse fundo”.

Mercadante, que neste ano , afirma que os créditos poderão na renovação da frota, na melhoria dos serviços de manutenção de aeronaves e na aquisição de combustível sustentável.

Além do empréstimo para o exercício regular das atividades das companhias aéreas, o texto também permite que o Fnac use os recursos para subsidiar a compra de querosene de aviação em aeroportos localizados na Amazônia Legal.

Aloizio Mercadante ainda disse que o BNDES agiliza a aprovação de créditos para o Rio Grande do Sul, com um ritmo seis vezes mais rápido que a média | Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilAloizio Mercadante ainda disse que o BNDES agiliza a aprovação de créditos para o Rio Grande do Sul, com um ritmo seis vezes mais rápido que a média | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Mercadante Afirma Que Recursos Poderão Ajudar Empresas Em Diversas Frentes Operacionais, Entre Elas, Compra De Querosene | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Novo e a Federação Rede/Psol orientaram voto contrário à proposta.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.