Velozes & Furiosos 10 está em exibição nos cinemas, novo filme da franquia de ação que mudou muito desde o seu começo com o primeiro capítulo lançado lá em 2001 até a forma como conhecemos atualmente. Progressivamente, os filmes foram deixando a simplicidade das corridas de rua para abraçar as cenas de ação megalomaníacas que se tornaram um enorme sucesso em Hollywood. Mas quando eles tomaram um novo rumo?
O filme que mudou tudo na franquia Velozes & Furiosos
Velozes & Furiosos 5: Operação Rio (2011) é o filme responsável por mudar a franquia de ação, estabelecendo e reforçando características que conhecemos até hoje. Foi aqui que a saga deixou de vez as corridas de rua para apostar nas cenas de ação grandiosas.
Para começo de conversa, o quinto filme teve o maior orçamento da franquia até então, de US$ 125 milhões, e também a maior arrecadação, mais de US$ 626 milhões. Então esse foi o princípio de fenômeno mundial, com filmes posteriores batendo a casa dos bilhões.
Um dos principais pontos que tornam Velozes & Furiosos 5 especial é que ele reuniu pela primeira vez todos os principais personagens / atores que conhecemos nos filmes anteriores da franquia, como Dom (Vin Diesel), Brian (Paul Walker), Mia (Jordana Brewster), Han (Sung Kang), Roman (Tyrese Gibson), Tej (Ludacris) e Gisele (Gal Gadot). Isso fortalece completamente o conceito da “família Velozes & Furiosos”, que seria uma das marcas registradas e principalmente o coração da franquia nos dias de hoje.
Outro elemento fundamental foi a entrada de Dwayne “The Rock” Johnson em Velozes & Furiosos 5 como o agente Luke Hobbs. Como uma das principais estrelas de ação em Hollywood, essa adição foi importante como um personagem para rivalizar com Vin Diesel, mesmo que eventualmente ele entrasse para a família e até mesmo receberia um spin-off. Por fim, e não menos importante, temos as cenas de ação, que são maiores e mais ousadas do que nunca e reforçaram a intenção da saga em deixar o passado das corridas de rua.
Em Velozes & Furiosos 5: Operação Rio, Dominic Toretto (Vin Diesel) foi resgatado da prisão por sua irmã Mia (Jordana Brewster) e Brian O’Conner (Paul Walker), que realizam um ousado resgate sobre rodas. Logo em seguida, ele desaparece. Brian e Mia vão até o Rio de Janeiro, onde encontram Vince (Matt Schulze). Ele propõe ao casal o roubo de carros que estão sendo levados em um trem, algo que, segundo ele, será uma operação simples que renderá um bom lucro. Durante a operação, Dom reaparece e diz à irmã que os planos mudaram. Ela então leva um dos carros a um esconderijo em plena favela carioca, deixando ele e Brian enfrentando policiais e bandidos. Ao desmontar o carro, o trio descobre que ele contém um chip com todas as operações ilegais de Hernan Reis (Joaquim de Almeida), incluindo onde guarda o dinheiro arrecadado. É o suficiente para que eles elaborem um plano para roubar a fortuna de Reis, com a ajuda de vários amigos.
Fonte: adorocinema