Paddy Considine foi um dos grandes destaques de House of the Dragon logo em seu ano de estreia. O ator interpretou Viserys, um personagem que teve um desenvolvimento complexo e passou de um dos mais odiados da série para alguém digno de uma mínima empatia do público. A cada episódio, acompanhamos o pai de Rhaenyra Targaryen (Emma D’arcy) se deteriorando, com a saúde frágil e mais perto da morte.
De acordo com Paddy Considine, a gravação desses episódios foram dolorosos e o fizeram lembrar de seu pai, que ficou debilitado pelo câncer e sofreu muito até morrer. Em entrevista à revista Variety, o ator revelou ter se inspirado nesta perda pessoal.
“Meu pai morreu de câncer, e aquele declínio lento, com aquela perda de peso, é uma coisa horrível de se ver. Havia algo em interpretar alguém simpático e bonito que ainda está tentando manter sua dignidade, mas também muito desfigurado por tudo isso”, contou. “Sim, eu definitivamente me inspirei. Meu pai estava lutando. As enfermeiras vieram, falaram que ele tinha 24 horas. Ele não queria ir”.
Devido à sua conexão pessoal com o personagem, Considine se recusou a assistir ao episódio final da série. No entanto, foi convencido pela sua família. “Minha esposa e filha assistiram ao episódio 8 quando foi ao ar no Reino Unido. Eu estava em outra sala porque não queria vê-lo. Minha esposa disse: ‘Você fez o trabalho. Você precisa ver’, e ela me mostrou o episódio. O final, quando ele está deitado na cama, foi muito chocante para mim, porque eu parecia a imagem do meu pai quando ele estava morrendo de câncer.”
Além das consequências emocionais, o ator sentiu mal-estar físico ao atuar como Viserys, tendo até mesmo que fazer algumas pausas para se recompor. “Interpretar alguém que está morrendo é uma coisa estranha, especialmente uma morte prolongada. Quando você faz isso por um período de dias e sua respiração é superficial… meu nível de oxigênio começou a diminuir”.
Eu tive que ser retirado do set e tomar ar fresco regularmente, porque eu estava quase desmaiando. É quase como se seu cérebro começasse a dizer ao seu corpo que você está doente. É realmente muito estranho.
Fonte: adorocinema