Não há dúvida de que é uma das grandes realizações cinematográficas – e de bilheteria – de 2023 e um dos melhores trabalhos de um que consolidou seu estilo com sua representação do pai da bomba atômica. Mas, além do produto final que chegou às telas, também é fascinante a maneira como o diretor e sua equipe conseguiram fazer um milagre.
Nolan, o contador
Uma das principais chaves para o complexo processo de realização de um longa-metragem está no gerenciamento de recursos, e Nolan, ciente disso, decidiu condensar as filmagens em apenas 60 dias. Uma verdadeira barbaridade, considerando a escala do projeto em termos de ambição e orçamento, o que é ainda mais surpreendente quando sabemos qual era o plano original e por que ele foi alterado no último minuto.
Como a designer de produção disse ao podcast da Team Deakins, Oppenheimer deveria ter sido filmado em 90 dias, mas o diretor decidiu cortar 30 dias para alocar o orçamento desses dias ao departamento de arte, a fim de recriar Los Alamos e o restante dos cenários da melhor forma possível.
“Parecia um filme independente de 100 milhões de dólares. Isso não é . Chris queria filmar em todos os Estados Unidos… só as passagens de avião e o alojamento da equipe [são caros]. Sem mencionar que tenho que construir Los Alamos, que não existe. Foi aí que realmente senti que era impossível.
Chris disse: ‘Esqueça o dinheiro. Vamos apenas projetar o que queremos. Então foi isso que fizemos e, quando o pessoal da construção fez o orçamento da cidade [Los Alamos], orçaram em 20 milhões. Chris disse: ‘Sim, pare. Tínhamos um modelo enorme em branco e comecei a remover os prédios, e isso independentemente do fato de que queríamos filmar em Nova York, Nova Jersey, Berkeley, Los Angeles e Novo México”.
Quando percebeu que a situação não era muito confortável em termos de dinheiro, Nolan decidiu arriscar e disse a De Jong que “ele tinha que fazer a lição de casa”. Isso consistia em nada mais do que fazer cálculos matemáticos e alterar o cronograma de filmagem, uma tarefa que, se já é difícil em um curta-metragem, imagine em um longa de três horas.
“Tom, o produtor executivo, disse: ‘Ruth, você não pode ir para Berkeley, não pode fazer isso. Mas temos que ir a Berkeley – é Oppenheimer! Os produtores estavam me perguntando o que eu poderia fazer para reduzir [o orçamento].
Então, Tom entrou em meu escritório e disse: ‘Chris vai filmar isso em 55 dias, o que nos daria muito dinheiro! Nesse momento, você sente que precisa dar muito mais de si porque ele acabou de abrir mão de seus dias. Ele, mais do que ninguém, sabe o que quer realizar todos os dias e como quer fazê-lo, e passa de 85 dias para 55 dias”.
Para dar um pouco de perspectiva ao que foi dito acima, foi filmado em 68 dias – o que é quase tão surpreendente – e Tenet em 96. Esse cronograma muito mais apertado fez com que tivesse uma experiência de atuação muito mais intensa, embora tenha se beneficiado da abordagem de Nolan ao processo de filmagem. Ele explicou isso no podcast WTF de Marc Maron, onde deu mais sentido ao que De Jong disse.
“Há apenas Chris, o operador de câmera, sempre uma câmera, a menos que haja uma grande cena, o cara do som e é isso. Não há uma ilha de vídeo, nem monitores… nada. Ele é um cineasta muito analógico”. É claro que existe apenas um Nolan.
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Fonte: adorocinema