Titanic e Avatar não deixam dúvidas de que James Cameron é o rei das bilheterias. Enquanto o primeiro figura na terceira posição de filmes mais lucrativos da história — e está prestes a agarrar a medalha de prata neste ranking —, o segundo é, de fato, a produção que mais vendeu ingressos no cinema.
Enquanto Avatar e sua sequência, Avatar: O Caminho da Água, foram um sucesso inegável em vendas, espera-se que o filme também tenha sido considerado no Oscar, maior premiação de cinema que terá uma nova edição em 12 de março. Mas, a pergunta que não quer calar é a seguinte: O primeiro filme recebeu mais indicações do que o segundo?
Voltando há mais de dez anos de história. Avatar recebeu nove indicações ao Oscar em 2010, incluindo categorias como Melhor Filme e Melhor Direção, para James Cameron. Na época, o diretor foi esnobado por sua ex-esposa Kathryn Bigelow, também cineasta, que venceu o prêmio por comandar as câmeras em Guerra ao Terror.
Já Avatar: O Caminho da Água chegou com menos poder nesta temporada, nomeado nas categorias de Melhor Filme e, obviamente, nas técnicas que avaliam design de produção, efeitos sonoros e visuais. No total, uma performance de cinco chances a menos de receber a estatueta do que seu antecessor.
Sucesso comercial da sequência de Avatar
Avatar: O Caminho da Água já é uma das maiores bilheterias dos cinemas. O longa-metragem já ultrapassou a marca de dois bilhões de dólares de vendas em todo o mundo e, se antes era o sétimo filme mais lucrativo da história, agora subiu para mais uma posição.
Assim, a sequência de Avatar abateu os valores de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, filme que teve a maior bilheteria de 2021, mas não ultrapassou a marca de dois bilhões de dólares em ingressos vendidos. Se chegar a novos patamares, o longa-metragem pode ameaçar a posição da Marvel Studios mais uma vez, que consta na lista com a quinta colocação, ocupada por Vingadores: Guerra Infinita.
Com outras três continuações por vir, Avatar: O Caminho da Água se passa mais de uma década após os eventos do primeiro filme. Neytiri e Jake Sully começaram uma família e devem enfrentar novas ameaças e desafios. Zoe Saldaña e Sam Worthington retornaram como o casal principal e Sigourney Weaver como uma de suas filhas. Stephen Lang, que deu vida ao vilão da primeira parcela, também retorna na segunda parcela.
Fonte: adorocinema