Sejam podcasts, documentários de crimes reais ou séries da Netflix como Dahmer: Um Canibal Americano: os assassinos em série estão mais presentes na mídia do que nunca. No entanto, as verdadeiras obras-primas são raras no gênero que, muitas vezes, se alimenta de forma insípida do horror da vida real e de suas vítimas. Zodíaco, filme de David Fincher de 2007, é polido como um diamante. A obra-prima do suspense, com mais de duas horas e meia de duração, está disponível na HBO Max há algum tempo. Descubra aqui por que vale a pena assistir a esse épico baseado em fatos reais.
Do que se trata Zodíaco?
Um assassino está à solta em São Francisco. Ele envia inúmeras pistas para um jornal no qual comenta os assassinatos. É o chamado conhecimento do agressor, ou seja, informações que somente o próprio criminoso pode ter. A equipe de jornalistas acredita nas cartas. Especialmente o jornalista Paul Avery (Robert Downey Jr.) e o desenhista Graysmith (Jake Gyllenhaal), que é bastante reservado, estão obcecados com o caso. O detetive Dave Toschi (Mark Ruffalo) e o advogado Melvin Belli (Brian Cox) se juntam a eles. Inicia-se uma investigação de décadas.
Por que Zodíaco é um dos melhores filmes de serial killer de todos os tempos?
David Fincher fez Zodíaco 12 anos depois de Seven. Ao contrário de Seven, Zodíaco é baseado em assassinatos reais. O Assassino do Zodíaco matou cinco pessoas entre 1968 e 1969. Desde então, ele tem mantido a polícia e os fãs de crimes reais ocupados. O Assassino do Zodíaco se tornou um mito e Fincher está trabalhando com base nele.
Segundo Brad Pitt, David Fincher não gosta de quase nada, mas amou esse filme francês
Seu filme não é sobre o assassino em si, mas sobre a mania que ele desencadeou. Os personagens de Robert Downey Jr. e Jake Gyllenhaal se tornam náufragos em sua busca exaustiva por um fantasma. Eles parecem estar sempre a centímetros da verdade antes que ela escape novamente. Zodíaco é um suspense e um entretenimento completo, embora dispense os efeitos padrão do gênero. Simplesmente não há aquela pista que será a revelação. O filme tortura seus personagens e o público com incertezas até o grandioso final de arrepiar.
Um pequeno spoiler: não há uma resolução clara no filme. Como poderia haver, o caso nunca foi resolvido e é considerado um dos maiores mistérios da história criminal dos EUA.
Fonte: adorocinema