A quantidade de dinheiro que Hollywood pode gastar em suas produções faz com que em alguns casos acabe sendo impossível recuperar o investimento. Porém, não foi esse o caso do filme que hoje tem a honra de ser . Este filme de ficção científica custou impressionantes 533 milhões de dólares e serviu para relançar uma franquia lendária. Seu título? (2015).
Um bom negócio para a Disney
Ficou claro que a Disney tinha que apostar alto no primeiro filme da saga criada por realizado por este estúdio, o que fez com que acabasse por ser o mais caro da trilogia – caiu substancialmente para 362 milhões, enquanto ficou em 503 milhões –, conforme esclareceu a Forbes na época.
É claro que esses 533 milhões não refletem apenas o orçamento durante a realização deste espetáculo dirigido por, mas também os custos subsequentes da produção.
Claro que a Disney já recuperou uma parte significativa do seu investimento graças à decisão de filmar no Reino Unido graças ao programa Film Tax Relief do governo daquele país. Isso reduz a despesa para 446 milhões – embora primeiro seja necessário gastar tudo antes de receber essa parte de volta – o que o mantém como o filme mais caro da história se aplicarmos as mesmas condições aos seus concorrentes.
A questão é que então Star Wars: O Despertar da Força arrecadou US$ 2,071 milhões – ainda hoje ocupa o quinto lugar na lista dos filmes de maior bilheteria da história – então a Disney já mais do que recuperou o que gastou apenas com sua passagem pelos cinemas.
Em O Despertar da Força, décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (), o General Hux () e o Líder Supremo Snoke () como principais expoentes.
Eles conseguem capturar Poe Dameron (), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.
Fonte: adorocinema