Harry Potter é uma das franquias de cinema mais famosas de todos os tempos. Adaptação dos livros escritos por – que, aliás, continua se envolvendo em polêmica –, a saga composta por oito filmes arrecadou mais de US$ 7 bilhões mundo afora, dando lucros astronômicos para os produtores. Por outro lado, nem todos os atores estavam tão satisfeitos com o pagamento previsto em seus contratos.
Você se recorda da Madame Hooch, professora de voo que aparece em A Pedra Filosofal? Vivida por , a personagem foi a responsável por um dos momentos mais icônicos de Harry, Rony e Hermione em Hogwarts: a primeira experiência em uma vassoura. Também juíza oficial das partidas de Quadribol, Hooch era o sonho de mestre de milhões de fãs mundo afora.
Porém, na visão da atriz, a experiência não foi tão positiva assim, o que a impediu de retornar para os filmes seguintes. Em 2001, o jornal brtânico The Telegraph publicou uma entrevista em que Wanamaker descreveu seu tempo na franquia como “terrível”, tecendo duras críticas à produção – sobretudo no quesito salário.
“Alguns atores assinaram contrato para três filmes, mas o dinheiro era tão pouco que me senti insultada e só assinei para um. Se eles me quisessem para uma sequência, teriam que aumentar os valores”, contou Wanamaker.
Além de discordar do pagamento, ela lamentou não ter recebido royalties pelo merchandising envolvido na saga mágica. Apesar de tudo, em 2018, Wanamaker cedeu sua imagem, junto de outros colegas do elenco, para o jogo de celular Harry Potter: Hogwarts Mystery.
Vale lembrar que a atriz não participou do especial , lançado pela HBO Max no dia 1º de janeiro de 2022. Não foi a única ausente: Rowling não compareceu, tampouco nomes importantes como Imelda Staunton (Dolores Umbridge), Robert Pattinson (Cedrico Diggory), Fiona Shaw (tia Petúnia), Maggie Smith (Minerval McGonagall) e David Thewlis (Remo Lupin).
ATOR QUE FEZ O PRIMEIRO DUMBLEDORE TAMBÉM CHEGOU A RECUSAR PAPEL
Ao contrário de Zoë, o ator , que interpretou Alvo Dumbledore em A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta, parece ter chegado a um acordo com a Warner em relação a seus honorários. Nas palavras de Harris: “Eu neguei [o contrato], e eles continuaram a me oferecer o papel. Quanto mais eu recusava, mais dinheiro eles me ofereciam.”
Após a morte do astro aos 72 anos, em outubro de 2002, passou a encarnar o respeitado diretor de Hogwarts nos longas restantes, também sem reclamar da quantia acordada.
Fonte: adorocinema