Depois de uma longa espera, a lista de indicados ao Oscar 2024 finalmente está entre nós. A 96ª edição da honraria já chegou com uma importante marcação para a indústria cinematográfica com a nomeação de .
A atriz se tornou a primeira atriz nativo-americana a ser indicada à categoria de Melhor Atriz. Estrela de , de , ela interpreta Mollie Burkhart, uma mulher Osage casada com Ernest (). Rica em petróleo, ela vê sua família e seus amigos sendo sistematicamente assassinados ao longo da narrativa, enquanto a própria saúde piora.
Há algumas semanas, a atriz fez história ao vencer o Globo de Ouro e se tornar a primeira mulher indígena a ganhar o prêmio de Melhor Atriz na premiação. “Isto é para cada criança rez, cada criança urbana, cada criança nativa que tem o sonho de se ver representada e nossas histórias contadas por nós mesmos em nossas próprias palavras, com tremendos aliados e uma enorme confiança uns com os outros”, disse ela em seu discurso.
Com carreira iniciada em 2012, tem participações fortes em produções como em First Cow – A Primeira Vaca da américa, Certas Mulheres, Winter in the Blood e Reservation Dogs. Ainda não disponível no Brasil, Lily está pronta para lançar Fancy Dance, uma história “complementar” a Assassinos da Lua das Flores, de acordo com ela, pois é “o mesmo lugar, em muitos aspectos a mesma história, apenas cem anos depois”.
Até hoje, poucas atrizes tiveram sua presença oficial na Academia: , mexicana de ascendência indígena indicada por (2018), , por The Dark Angel (1933), e , neozelandesa de ascendência maioria, de (2003).
Para quem ainda não assistiu ao projeto indicado em 10 categorias na premiação, vale destacar que pode ser visto no Apple TV+. A cerimônia do Oscar 2024 acontece em 10 de março.
Fonte: adorocinema