Se tivermos que nos referir a um grande ícone ocidental dos filmes das lutas impossíveis, este seria . Graças a títulos como , , e mais, o belga deixou a cidade de Bruxelas para ganhar o mundo, carregando com ele uma legião apaixonada de fãs.
Entretanto, é possível dizer que nem tudo em Hollywood é atraente – e Van Damme sabe perfeitamente disso. No auge da carreira, o astro tomou uma decisão que poderia ter enterrado seu futuro; tudo na tentativa de imitar o sucesso de um comediante em ascensão: .
A QUEDA DE VAN DAMME
No ano de 1994, Van Damme protagonizou , um filme que levou pouco tempo para se tornar popular. Só nos Estados Unidos, a obra arrecadou mais de 100 milhões de dólares, colocando o jovem ator como uma das estrelas da época.
Assim, a Universal Pictures fez-lhe uma ligação, oferecendo 12 milhões de dólares por um contrato de três filmes futuros – ao que o astro recusou. Ele justificou afirmando que somente aceitaria o trabalho se fosse recompensado como Jim Carrey, que havia ganhado 20 milhões para protagonizar a comédia, .
“Você sabe, não era por causa do dinheiro”, começa Van Damme durante uma entrevista para o The Guardian. “Eu estava fazendo filme após filme e, entre os trabalhos, fazia comerciais. Estava cansado. Tudo que eu tocava estava ganhando dinheiro. Jim Carrey estava recebendo uma fortuna. E eu queria brincar com o sistema. Agi como um idiota. Ridículo”, acrescenta.
Na conversa, o ator ainda revela que após a Universal desligar telefone, o colocou em uma espécie de “lista de proibições”. Seu nome então foi boicotado em inúmeras produções da companhia, na tentativa de minar seu prestígio. Futuramente, Van Damme retornaria ao gênero de ação cinematográfico, participando de , , e outros.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema