Depois do sucesso que a dramédia policial Entre Facas e Segredos (2019) fez nos cinemas, Rian Johnson retorna com uma sequência que não deixa nada a desejar. Pelo contrário, Glass Onion, que chegou ao catálogo da Netflix no dia 23 de dezembro, vem sendo aclamado pelo público e pela crítica, e não são raros os comentários de que conseguiu superar o primeiro filme. Fato é que o detetive particular Benoît Blanc, interpretado por Daniel Craig, desembarca em um novo destino para uma investigação tão divertida quanto alucinante.
Dessa vez, Blanc vai parar na Grécia, na luxuosa ilha do bilionário Miles Bron (Edward Norton), que convidou seu grupo seleto de amigos para um fim de semana agitado. O que era parece ser um jogo de detetive como o de tabuleiro, orquestrado por Miles, se torna uma disputa perigosa por sobrevivência quando um assassinato acontece de verdade.
Mas será que todos os belíssimos cenários que vemos no longa são reais? Onde foram gravadas as cenas de Glass Onion? Apesar da pandemia de Covid-19 e das dificuldades enfrentadas pela grande maioria das equipes de filmagem, a produção da Netflix conseguiu se deslocar até a Grécia e rodar em locais suntuosos que reforçam as palavras e os arcos dos personagens.
E por que a Grécia? “Grande parte da explicação está no fato de que escrevi o roteiro durante o confinamento de 2020, quando sonhava com férias na praia”, contou o diretor e roteirista durante a première em Los Angeles (via Virgin Radio UK). Em seguida, abordou a comparação com Entre Facas e Segredo, ambientado no estado americano de Massachusetts, durante um gélido inverno.
“Não sei se podemos chamar isso de subversão, mas sem dúvida houve um pouco de humor na escolha de uma decoração que expressa muito claramente que não se tratará de uma repetição do primeiro longa”, explicou Johnson.
“A atmosfera seria diferente. Vamos oferecer um cenário muito diferente a cada vez. Era, portanto, relevante anunciá-lo em alto e bom som com este segundo filme.”
Com toda a equipe, Johnson viajou até a ilha de Spetses, localizada no mar Egeu, a poucas horas da capital Atenas. Lá está o porto onde Blanc encontra os colegas de Miles, chamados de “Os Disruptivos”, na hora de embarcar para a propriedade do executivo.
Quanto à mansão onde a trama se desenrola, é a Villa 20 no Peloponeso, perto de Porto Heli no Golfo Argólico, descoberta pelo coprodutor Leopold Hughes. Seus donos a projetaram e construíram com o arquiteto Edward Tuttle, que conseguiu fundir o edifício na majestosa paisagem ao mesmo tempo que homenageia a arquitetura e a elegância da Grécia Antiga.
Já a imponente redoma, apelidada de “Glass Onion” (“cebola de vidro”, em português), é uma estrutura de 20 metros de altura feita inteiramente de painéis de vidro. Fabricada originalmente no Reino Unido, a “Glass Onion” foi desmontada antes de ser entregue a um estúdio na Sérvia para ser remontada para as filmagens. Isso porque o longa também foi gravada em Belgrado.
Seu exterior é composto por imagens geradas por computador, que exigiram diversas técnicas de fotogrametria, texturização e drones.
Glass Onion: Um Mistério Knives Out está disponível na Netflix. O elenco ainda é formado por Janelle Monáe, Kate Hudson, Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr., Jessica Henwick e Madelyn Cline.
Fonte: adorocinema