Em 2023, grandes filmes como O Iluminado, Louca Obsessão e It – A Coisa ganham um novo título para a coleção de produções adaptadas da vasta obra literária de Stephen King. Boogeyman – Seu Medo é Real se inspira no conto “The Boogeyman”, publicado pelo escritor no início da década de 1970 e apresenta a história de uma família lidando com as dores do luto e com o surgimento de uma criatura sinistra que se aproveita da escuridão que paira na casa.
Aos 75 anos de idade, Stephen King é autor de dezenas de obras que fizeram sucesso nas páginas e nas telas e cuida de suas obras bem de perto. É famosa a história de que o escritor odiou, por exemplo, a adaptação de O Iluminado, dirigida por Stanley Kubrick e essa questão, claro, fica na mente dos cineastas responsáveis pelas produções que vieram depois – ao menos é o que contou Rob Savage em entrevista ao AdoroCinema.
Assista à entrevista completa:
O diretor de Boogeyman contou que foi aterrorizante a experiência de mostrar o filme pela primeira vez para Stephen King. “Completamente assustador. O conto é curto, mas teve um impacto realmente profundo em mim e em muitas pessoas. Eu não queria que ele visse o filme e sentisse que representamos errado ou que desvalorizamos um ‘filme de monstro engraçadinho’”, explicou o cineasta.
Segundo Rob Savage, Stephen King, que já havia lido o roteiro antes das gravações, entrou em contato com a produção do longa após assisti-lo e a reação da equipe foi de alívio. “Eu sabia que se não estragasse a filmagem, ele poderia amar o filme também. Ele amou e enviou um texto incrível sobre o que gostou… Sobre as atuações, os sustos. Foi um alívio para todos nós ouvir que o próprio Stephen King apoiou o filme”, pontuou o cineasta.
O que é o Boogeyman?
Uma das figuras mitológicas mais conhecidas do imaginário popular, o Boogeyman é ninguém menos do que o famoso bicho-papão. No filme inspirado pela obra de Stephen King, a criatura se aproveita da escuridão e se alimenta dos seres humanos – além de ser uma entidade sobrenatural, o bicho-papão também é conhecido pela representação mais simbólica, geralmente associada ao medo ou à tristeza.
Em Boogeyman – Seu Medo é Real, o monstro representa a própria morte, que está sendo vivenciada de perto pela família dos protagonistas, que acabaram de perder a mãe. Foi com essa ideia em mente que Rob Savage e a equipe de design do longa conceberam a imagem do bicho-papão na tela.
“A criatura representa a morte nesse filme, o luto, um aspecto da morte sobre o qual ninguém da família queria falar, sabe? Eles acabaram de perder a mãe, mas ninguém realmente fala sobre isso. Então, nós sempre dizíamos que tinha que parecer um corpo humano meio quebrado. Não poderia parecer um alienígena, uma criatura fantasiosa. Tinha que representar a gente”, explicou.
fonte: adorocinema