Com o fim de 2023, é comum fazermos um balanço do ano cinematográfico, do qual a Walt Disney Studios não se saiu particularmente bem e, pela primeira vez desde 2014, a Casa do Rato não lançou um filme que tenha ultrapassado 1 bilhão de dólares nas bilheterias. Sem dúvida, um golpe derivado principalmente da falta de hábito para esses números.
De acordo com a análise da Variety sobre os números da Disney, em que os anos de 2020 e 2021 são omitidos devido à natureza caótica de um cenário de pandemia que quebrou completamente a indústria, nove anos se passaram desde a última vez em que um ano se encerrou sem um único lançamento de um bilhão de dólares; algo que contrasta com um 2019 que terminou com impressionantes sete longas-metragens acima desse valor espetacular.
Se algo chama a atenção é o declínio da popularidade das produções da Marvel Studios, que deixaram fracassos como o recente ou e surpresas agradáveis como , que se tornou o título de maior bilheteria do estúdio com um valor bruto de 845 milhões de dólares; uma soma mais do que notável, mas inferior a algumas previsões que, talvez, fossem excessivamente otimistas.
Mas tenha cuidado, pois há vida além do MCU… mesmo que não tenha sido tão lucrativo quanto o esperado. Entre os lançamentos de marca registrada da Disney estão -384 milhões-, -117 milhões-, -495 milhões- ou -569 milhões-; filmes com números louváveis, mas considerados fracassos em sua maioria, especialmente no que diz respeito à aventura do arqueólogo de .
Sem ir mais longe, e para fornecer algum contexto, , lançado no final de 2022, arrecadou mais dinheiro nos EUA em 2023 do que Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, A Relíquia do Destino e As Marvels. Especificamente, o filme de arrecadou 283 milhões, em comparação com 214 milhões, 174 milhões e 76 milhões para os outros três longas-metragens, respectivamente. Mas qual é exatamente o motivo dessa severidade quando se trata de avaliar as arrecadações de bilheteria e o impacto?
O hábito do sucesso
Uma das frentes abertas está na facilidade com que o público – e muito menos os profissionais – pode obter dados sobre orçamentos e dinâmicas de filmagem, o que faz com que os 384 milhões de dólares que o último Indiana Jones custou pareçam ridículos quando sabemos que ele custou cerca de 300 milhões, deixando para trás muitos outros meandros industriais desconhecidos do mais comum dos mortais, mas é claro que sabemos como funciona a opinião pública hoje em dia.
Por outro lado, e esse parece ser o grande problema, estamos acostumados a uma sucessão de bombas com bilheterias absurdamente altas que vêm inflando uma bolha que, mais cedo ou mais tarde, teria de estourar por uma simples questão de lógica matemática. Por exemplo, Shawn Robbins, analista da Boxoffice Pro, acredita que a maneira como a Disney elevou o nível nos anos 2010 está cobrando seu preço.
“A Disney estabeleceu um padrão incrivelmente alto para si mesma durante a década de 2010, disparando em todos os cilindros. O lado ruim do sucesso é que se espera que ele se repita sempre. O estúdio sempre estaria em uma posição delicada quando o poço começasse a secar”.
Está claro que sustentar o sucesso por mais de uma década ininterruptamente é praticamente impossível, e o caso da Disney é um bom exemplo disso. Com esse fato, o debate que alguns cineastas, como , já estão alimentando sobre a viabilidade de continuar apostando totalmente em franquias, licenças e grandes blockbuster, deixando em segundo – ou terceiro – plano os produtos de orçamento médio, indie e mais arriscados e pessoais.
Certamente, em um ano em que um filme biográfico em preto e branco de três horas e meia faturou 950 milhões de dólares nas bilheterias – não importa se dirigido por -, fica claro que é hora de sentar e refletir antes que a rede de segurança se rompa e se torne ainda mais complicado inflar a bolha mais uma vez.
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Fonte: adorocinema