Sophia @princesinhamt
Cinema

Como o diretor de Forrest Gump perdeu a oportunidade de gravar uma cena crucial do filme devido a um banheiro?

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, Forrest Gump tem tantos momentos míticos que é difícil citar apenas um. Sempre nos lembraremos da frase “a vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe o que vai encontrar”, mas é impossível esquecer o pequeno Forrest fugindo dos valentões, sua maratona de costa a costa pelos Estados Unidos, passando, é claro, por seu tempo como soldado na Guerra do Vietnã, seus sucessos jogando pingue-pongue profissional ou seu negócio de pesca de camarão.

Dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks, Forrest Gump foi um sucesso absoluto e ganhou vários Oscars, incluindo o de Melhor Filme. No entanto, tirar o projeto do não foi exatamente fácil – e tanto Zemeckis quanto Hanks tiveram que investir dinheiro do próprio bolso. A relutância do estúdio diante de um orçamento que não parava de aumentar era um problema, especialmente porque o cineasta sabia que a qualidade da versão final dependeria da forma como filmaria certas cenas.

Apesar do ceticismo do estúdio, o envolvimento da equipe foi total, sem hesitar em aproveitar todas as oportunidades para tornar a obra a mais realista possível. Até a explosão na Guerra do Vietnã – da qual Forrest salva seu amado tenente Dan (Gary Sinise) – foi de verdade. E os bastidores desse momento são bastante interessantes.

No episódio dedicado a Forrest Gump da docusérie The Movies That Made Us, disponível na Netflix, a equipe conta que recebeu a permissão necessária para explorar uma floresta na Carolina do Sul, onde as gravações estavam acontecendo. Caso contrário, como explica o supervisor de efeitos visuais Ken Ralston, “teria sido um campo de golfe”.

2024 word3
Paramount Pictures
Tom Hanks carrega Gary Sinise na cena de explosão de Forrest Gump.

Porém, como a ideia era provocar uma detonação real, a cena tinha que sair de primeira, com a pressão que isso significava para todos. “Não havia lugar nem dinheiro para erros”, diz o narrador do episódio. Ao que Sinise acrescenta: “Havia apenas uma chance. Nós ensaiamos milhões de vezes.”

“Eu estava muito concentrado em minha pequena tarefa”, continua o de Don Burgess. “Eu tinha muitas câmeras, tinha que ter certeza das posições de todas elas.”

E o encarregado de apertar o botão para fazer tudo ir pelos ares, segundo suas próprias lembranças, foi o ator que encarnou Forrest quando criança: Michael Conner Humphreys. Uma vez finalizada a cena, eles perceberam que faltava alguém importante.

“A selva explodiu. [Então perguntamos ao diretor:] ‘Você gostou, Bob?’”, conta Humphreys. Mas Zemeckis não estava no set: “De repente, ele apareceu na esquina. Estava no banheiro e saiu com o nariz escorrendo.”

Felizmente, deu tudo certo. “Foi a tomada que usamos e ficou fenomenal, embora não houvesse nenhum diretor assistindo”, completa Sinise.

Uma das curiosidades que fazem de Forrest Gump um filme ainda mais especial.


Forrest Gump - O Contador de Histórias







Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.