Romeu e Julieta (1968) foi um sucesso quando foi lançado, sendo indicado a quatro Oscars, mostrando o romance entre os personagens que foram interpretados por Olivia Hussey e Leonard Whiting – que entraram num processo contra a Paramount Pictures por “exploração sexual e distribuição de imagens de nudez com menores de idade”.
Olivia Hussey e Leonard Whiting eram menores de idade na época de Romeu e Julieta – com 15 e 16 anos, respectivamente – e entraram recentemente com uma ação no Tribunal Superior de Santa Monica, de acordo com a Variety, por causa de uma cena ambientada no quarto dos protagonistas, que mostra os seios de Hussey e as nádegas de Whiting.
O processo alega que Franco Zeffirelli garantiu aos dois atores que não haveria nudez no filme, mas nos últimos dias de filmagem ele teria implorado para que os protagonistas aparecessem nus com maquiagem corporal, “ou o filme falharia”. Segundo a denúncia, o diretor que morreu em 2019 mostrou onde a câmera seria posicionada e garantiu que nenhuma nudez seria fotografada ou divulgada no filme, mas ele estava sendo desonesto com os dois atores, que foram de fato filmados nus sem seu conhecimento.
Olivia Hussey e Leonard Whiting – atualmente com 71 e 72 anos, respectivamente – alegam terem sofrido “angústia mental e estresse emocional” desde o lançamento e sucesso de Romeu e Julieta, além de terem perdido oportunidades na carreira. Por isso mesmo, os atores estão buscando uma indenização “que se acredita ser superior a US$ 500 milhões”.
“Imagens nuas de menores são ilegais e não devem ser exibidas”, disse Solomon Gresen, advogado de Hussey e Whiting. “Estas eram crianças muito jovens e ingênuas nos anos 60, que não entendiam o que estava prestes a atingi-las. De repente, eles ficaram famosos em um nível que nunca esperaram e, além disso, foram violados de uma forma que não sabiam como lidar.”
Qual é a história de Romeu e Julieta de 1968?
Baseado na obra clássica de William Shakespeare, Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas consequências uma vez que nenhuma das duas famílias, cada vez mais envolvidas em um conflito sangrento, não deixará que os dois consumem a paixão na versão de Romeu e Julieta (1968).
Fonte: adorocinema