A minissérie espanhola Até Outra Vida – Os Atentados de Atocha estreou no último dia 6 de março no Disney+. Composta por seis episódios, a produção aborda os atentados de 11 de março de 2004 nos comboios de Madrid, também conhecidos como 11-M. Porém, não nos leva não aos acontecimentos em si, mas sim ao envolvimento de um então menor de idade: Gabriel Montoya Vidal ().
Mais conhecido como Baby, o jovem de 16 anos transportou explosivos em uma mochila das Astúrias para Madri e participou dos atentados junto a Emilio Trashorras (), um conhecido traficante de drogas local e amigo de Gabriel. A série é baseada na entrevista que Gabriel concedeu ao jornalista espanhol Manuel Jabois.
Sem confundir o protagonista
Desde o início, os criadores da série, e , demonstram bom gosto ao mostrar que Até Outra Vida – Os Atentados de Atocha é baseada em uma entrevista. Conscientes de uma certa tendência na ficção de dar quase mais importância ao jornalista que conseguiu a exclusiva do que ao sujeito da, digamos, série biográfica, os roteiristas decidem dar a Manuel Jabois (Jaime Zatarain) um papel mais tangencial.
Ele aparece, sim, mas nunca nos afastamos de Baby. É ele quem ouvimos o tempo todo. E o ouvimos enquanto a série se concentra na amizade dele com Emilio Trashorras, que se torna o ponto de referência para um garoto que já desistiu da vida: o pai dele está na prisão e ele é um delinquente juvenil que não estuda e nem trabalha. Sem julgar ou justificar, somos apresentados a uma realidade palpável de tantos jovens.
É essa ancoragem na realidade, no realismo, no que é natural, que funciona melhor em Até Outra Vida, em que vemos como, pouco a pouco, Baby começa a vender drogas nas ruas de Avilés e como isso começa a evoluir para outros tipos de trabalho.
Os irmãos Sánchez-Cabezudo contam a história com uma sobriedade poderosa. Sem enfeites, mas com um roteiro preciso e uma direção primorosa, na qual eles abraçam totalmente o retrato de pessoas anônimas até então, de criminosos de rua que, no fundo, são comuns e ordinários.
Uma intenção que é perceptível em um elenco sem grandes nomes ou até estreantes. Embora a pouca experiência de Gutiérrez seja perceptível, o restante dos atores compensa, especialmente Pol López e a encantadora Tamara Casellas, que interpreta a mãe de Gabriel.
Tudo isso realça o que é uma série que é tão honesta quanto viciante e, de fato, excepcional. Um novo sucesso por parte de Jorge e Alberto Cabezudo, que assumem a tarefa de nos apresentar uma realidade trágica por meio de um fio condutor que poderia perfeitamente se perder em meio a tantas histórias que envolvem esse ataque terrorista. E o resultado é excelente.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema