Todos conhecem Tubarão, certo? Apesar de ser uma das maiores obras-primas da história do cinema – e um dos filmes favoritos de Quentin Tarantino -, o diretor responsável, Steven Spielberg, tem motivos para lamentar o impacto da produção.
Após o lançamento, em 1975, o longa-metragem teve uma repercussão imensa junto aos apaixonados por cinema. O suspense é considerado até hoje um dos melhores filmes de todos os tempos , ajudando a definir o modelo de negócios de bilheteria de Hollywood devido ao estrondoso sucesso feito. Entretanto, a película precisou lidar com uma terrível consequência ambiental fora das grandes telas, ao qual o diretor se arrepende desde então.
“Até hoje lamento a dizimação da população de tubarões causada pelo filme”, disse Spielberg ao podcast da BBC Radio 4, Desert Island Discs, no ano passado.
Para quem não sabe, um cientista da BBC explicou, em 2015, que o sucesso do filme na costa leste dos Estados Unidos gerou um verdadeiro frenesi de caça ao animal. O número de tubarões nas águas locais diminuiu drasticamente após o filme, levando Steven a desabafar sobre o assunto.
Desde então, a obra é acusada por alguns ecologistas de deturpar o papel e o comportamento dos grandes tubarões brancos, incentivando a caça desses animais como uma espécie de troféu em terras estadunidenses.
Durante a conversa, o cineasta ainda colocou:
“Este é um dos meus maiores medos: não tem a ver com ser comido por um tubarão, mas que os tubarões ainda estejam bravos comigo por causa do frenesi de caça esportiva que aconteceu após 1975.”
ONDE ASSISTIR A TUBARÃO?
Aos interessados, o longa-metragem está disponível nas seguintes plataformas:
Prime Video (streaming)
Telecine (streaming)
Google Play Filmes (aluguel ou compra)
YouTube (aluguel ou compra)
Apple TV (aluguel ou compra)
Fonte: adorocinema