Sophia @princesinhamt
Ciência & Saúde

EUA recusam a reintrodução de medicamento espacial

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em 12 de junho, a empresa americana Varda Space Industries fez sua missão: enviou ao espaço, a bordo de um foguete da SpaceX, uma cápsula que pesa 120 kg e contém um minilaboratório farmacêutico.

A é produzir medicamentos no espaço, cuja microgravidade supostamente traz benefícios (as reações químicas formam cristais maiores e com menos defeitos). Na primeira missão, a Varda enviou ingredientes para fazer ritonavir, um medicamento hoje usado para tratar infecção por HIV.

Segundo a empresa, deu certo: os cristais se formaram como previsto. Porém, os EUA vetaram a volta da cápsula: a Varda queria aterrissá-la numa base militar em Utah, em setembro, o que não foi aceito (a Aérea americana alegou questões de segurança).

Até a conclusão deste texto, a cápsula com ritonavir espacial continuava em órbita. Antes do bloqueio, a Varda pretendia iniciar sua produção de remédios em escala comercial, com cápsulas indo ao espaço e voltando à Terra todos os meses, em 2026. 

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”420428730″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:398,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.