Uma bebida de origem chinesa feita a partir da planta camellia sinensis, com aroma gostoso e uma cor suave. Os benefícios do chá verde para a saúde ganharam popularidade, principalmente entre as pessoas que gostam de ervas medicinais. Então, pegue uma xícara e acompanhe as explicações e dicas da nutricionista Beatriz Caleffi.
10 benefícios do chá verde
Seja no calor ou no frio, para a dor de cabeça, no estômago e resfriado, um chazinho é sempre bem-vindo! No caso do chá verde, além de saboroso, ele atua desde a prevenção de doenças até o bem-estar psicológico e maior capacidade de concentração! Abaixo, a nutricionista lista e fala sobre os principais benefícios dessa bebida.
1. Tem ação antioxidante
De acordo com Beatriz, “o chá contém catequinas, que ajudam a proteger as células contra o dano dos radicais livres”! Essa mesma propriedade é bastante importante para inibir a formação de células cancerígenas, como indica a pesquisa de Nayane Urzedo.
2. É um aliado na digestão
Um ótimo chá digestivo para incluir na sua rotina! Segundo Bia Caleffi, os polifenóis são parte importante do processo! Isso também acontece porque a bebida estimula a ação dos ácidos estomacais e a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1703941460174-0’); });
3. Acelera o metabolismo
Como acelera o metabolismo, é muito famoso como chá para emagrecer. Segundo a nutricionista, ele também auxilia no ganho de energia. Esse benefício está comprovado por um estudo da Faculdade de Farmácia do Canadá. Então, se quer emagrecer rápido, sem perder a saúde, está na hora de substituir o refrigerante por um chazinho.
4. Reduz o risco de doenças crônicas
Beatriz explica que “o chá verde pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2, além de melhorar a saúde cerebral, diminuindo o risco de condições neurodegenerativas, como o Alzheimer”. Ainda assim, o consumo da bebida não diminui a importância de realizar todos os exames importantes para a saúde da mulher!
5. Potencializa a cognição
Precisando de um remédio para a memória? O chá verde é rico em cafeína, por isso, potencializa a cognição. Claro, a quantidade é menor do que a encontrada no café, entretanto, ele também estimula a função cerebral.
6. Fortalece o sistema imunológico
Também é um chá anti-inflamatório com propriedades antimicrobianas. As catequinas que compõem a bebida são aliadas no combate de bactérias e poderosas inibidoras da proliferação de vírus, como concluíram pesquisadores do Instituto Médio de Microbiologia de uma universidade alemã.
7. Aumenta o nível de concentração
Segundo Beatriz, “o chá verde possui L-teanina, um aminoácido presente na planta Camellia sinensis, assim, auxilia no processo de focar em uma atividade”. Você sabia que esse mesmo aminoácido aumenta os níveis de dopamina, o hormônio da felicidade, no cérebro?
8. ajuda a manter o corpo hidratado
Novamente, os polifenóis e antioxidantes da bebida ajudam a manter o corpo hidratado. Além de ser fundamental para o bem-estar, a hidratação influencia na aparência da pele, cabelo e até unhas.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1703941599581-0’); });
9. Melhora a qualidade do sono
Para isso, atenção! É preciso optar pela versão com baixo teor de cafeína, caso contrário, você garante a melhora do foco e concentração, mas não adormece facilmente.
10. Enriquecem a microbiotia intestinal
Sim! As bactérias benéficas do intestino ficam protegidas com o consumo da bebida e as indesejadas têm a sua entrada limitada.
Que tal substituir a bebida industrializada da tarde por folhas de Camellia sinensis em um detox? São vários benefícios para a sua saúde!
Como consumir o chá verde
Você sabia que o modo de preparo do chá verde faz a diferença? Seja chá gelado ou quente, a nutricionista conta que “a quantidade e a qualidade dos compostos bioativos podem variar de acordo com o processo de produção e a forma de consumo”. Abaixo, confira a indicação de Beatriz.
Indicação de preparo por infusão
A infusão é um processo muito simples e rápido, em poucos minutos, você terá uma xícara de chá prontinha para consumo:
- Esquente 500 ml de água até que bolhas se formem, mas sem deixar ferver.
- Coloque uma colher de sopa das ervas ou folhas e abafe o recipiente.
- Aguarde entre 5 e 10 minutos.
- Coe e sirva!
Caso prefira o chá gelado, espere a infusão esfriar um pouco e acrescente gelo. Você pode bater a bebida no liquidificador, acrescendo o suco de meio limão ou uma laranja espremida.
Indicação de consumo
De acordo com Beatriz, “uma xícara de chá verde tem de 30 a 50 mg de cafeína”. Por isso, recomenda-se o uso moderado, bem como consultar uma nutricionista, que indicará a quantidade ideal para a sua dieta.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1703941812977-0’); });
Contraindicações para o consumo
Lembre-se: o consumo em excesso pode ser problemático. Abaixo, confira os casos em que o chá verde é contraindicado:
- Gestantes e lactantes.
- Pacientes hepáticos.
- Em caso de problemas cardiovasculares.
- Quando identificados distúrbios renais.
- Na situação de pressão alta.
- Se diagnosticada gastrite ou úlcera.
Se você está entre as contraindicações, ou se precisa se acalmar ao invés de focar, conheça os benefícios do chá de camomila e separe um dia da semana para cada aroma! No entanto, reforçando, lembre-se que nenhum chá no mundo dispensa uma consulta médica.
Fonte: dicasdemulher