A Goodyear revelou nesta semana alguns avanços importantes em sua meta de lançar um pneu 100% sustentável até 2030.
Vale lembrar que, em 2021, a empresa já revelou um pneu inédito totalmente produzido com 70% de materiais sustentáveis, o qual “está com a sua base de fornecedores sendo trabalhada para que ele comece a ser vendido ainda em 2023”, detalha a Goodyear.
Nos últimos dias, a companhia apresentou um novo pneu de demonstração que já alcança 90% de materiais sustentáveis em sua composição. O pneu, acrescenta a Goodyear, foi validado nos testes internos da empresa e começará a circular nas ruas e estradas para sua aprovação definitiva.
“Para trazer um pneu com 90% de material sustentável para o mercado, há necessidade de maior empenho da base de fornecedores para identificar a escala necessária de uso dos materiais inovadores em grandes volumes”, salienta a fabricante.
Ingredientes
De acordo com a Goodyear, são utilizados 17 ingredientes no pneu 90% sustentável, os quais contemplam o uso de 12 diferentes componentes, tais como sílica, poliéster e resinas.
Até mesmo óleo de soja é utilizado no pneu sustentável para ajudar a manter o composto de borracha mais flexível em mudanças de temperatura.
“Enquanto quase 100% da proteína de soja é usada em aplicações de alimentos e de ração animal, sobra um excedente significativo de óleo disponível para uso em aplicações industriais”, explica a Goodyear. “O óleo de soja é um recurso de base biológica que ajuda a reduzir o uso de produtos à base de petróleo”, acrescenta.
Um material sustentável, completa a Goodyear, é definido como um recurso de base biológica/renovável, reciclado ou que pode ser produzido usando ou contribuindo para outras práticas sustentáveis na conservação de recursos e/ou reduções de emissões, incluindo materiais de balanço de massa.
Fonte: autoo