A Ford já participa de várias competições, inclusive de enduro, mas chegou a hora da marca ingressar no rallly mais famoso do mundo. E para isso, a montadora confirmou a participação com a Ranger Raptor T1+, uma versão especial da picape.
Ranger Raptor vai competir no Rally Dakar 2024
A estreia da Ranger no Rally Paris Dakar é um marco importante para a montadora, se prepara com a Ford Performance, a M-Sport e a Neil Wooldridge Motorsport (NWM), parceiros de longa data da montadora.
Para atender as exigências da classe T1+, do Dakar, a equipe realizou uma gama de etapas de desenvolvimento e continua a testar a Ranger T1+, baseada na Ranger Raptor.
Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports, destaca que participar do Dakar sempre foi uma ambição da marca.
“Não podemos subestimar a grandeza do desafio que temos pela frente. Precisamos chegar ao fim e adquirir conhecimentos. Mas, como em todo tipo de competição, não entramos apenas para ganhar, também competimos para poder criar melhores produtos para os nossos clientes”, ressalta.
A ideia não é vencer (pelo menos no começo), mas sim completar a prova e obter o máximo de aprendizado para competições futuras.
Além disso, a Ford quer ampliar sua presença nas competições profissionais. O Rally Dakar se mostra uma oportunidade única para demonstrar a força da marca, assim como a capacidade da Ranger Raptor T1+.
A Ranger Raptor já é presença cativa em competições enduro, a exemplo da Finke Desert Race, na Austrália, mas a versão para o Dakar, a Ford Performance e a M-Sport estão desenvolvendo uma versão totalmente nova.
“Alcançamos ao longo dos anos um grande sucesso com a Ford nos Campeonatos Mundiais de Rali da FIA e estamos ansiosos para aplicar o mesmo nível de dedicação, energia e empenho para correr com a Ranger Raptor no Dakar”, finaliza Malcom Wilson, diretor geral da M-Sport.
Ranger Raptor à caminho do Brasil
Já disponível na Argentina, a Ford Ranger Raptor deve desembarcar no Brasil no fim do ano ou nos primeiros meses de 2024.
Se for a mesma versão vendida no país vizinho, virá com motor 3.0 V6 a gasolina, capaz de entregar 397 cv e o torque, de 59,5 mkgf.
Essa será a versão mais forte da picape disponibilizada no país. A título de comparação, as versões já vendidas aqui com motor V6 a diesel (XLS, XLT e Limited) entregam 250 cv e 61,2 mkgf.
Fonte: garagem360.com.br