Especialista no setor automotivo, o executivo Marcelo Cavalcante de Lima preparou um interessante mapa onde podemos constatar as preferências do público brasileiro nos diferentes estados da federação na hora de optar por um carro novo.
A Fiat, que atualmente lidera o mercado automotivo local com pouco mais de 22% de participação no país, naturalmente chamou a atenção pela alta representatividade junto ao público no recorte envolvendo o primeiro trimestre deste ano.
A marca foi a mais vendida em nada menos do que 22 estados mais o Distrito Federal.
A Volkswagen, por sua vez, tomou a dianteira apenas no estado de São Paulo, sendo que “o excesso de paralisações permanece dificultando o ciclo de recuperação da marca”, explica Cavalcante.
A Chevrolet, por sua vez, conseguiu liderar no Rio Grande do Sul, onde conta com a importante fábrica de Gravataí, além dos estados de Amazonas e Roraima.
De acordo com o especialista, a alta concentração por parte da Fiat, entretanto, merece um alerta.
“É importante para o setor que não exista concentração em poucas marcas, uma vez que isso pode afastar a chegada de novos investimentos e tecnologias”, pondera Marcelo Cavalcante.
Fonte: autoo