No IAA Mobility 2023 – salão internacional do automóvel realizado em Munique, Alemanha, em setembro – o BMW Group apresentará os mais recentes destaques da sua transformação contínua nas principais áreas de ação da eletrificação e digitalização, como carro a hidrogênio.
Serão apresentados lançamentos globais das marcas BMW, MINI e BMW Motorrad dotados de tecnologias inovadoras.
BMW apresenta lançamentos globais na Alemanha
No evento, o BMW Group irá apresentar o seu mais recente destaque, o BMW Vision Neue Klasse, que reúne a experiência de desenvolvimento da corporação em áreas cruciais para o futuro da mobilidade.
Entre os modelos que os visitantes poderão conhecer durante o IAA Mobility, de 5 a 10 de setembro, está o BMW i5 totalmente elétrico.
O evento também marcará as estreias mundiais do novo MINI Cooper totalmente elétrico, do novo MINI Countryman totalmente elétrico e do BMW CE 02 eParkourer.
Elétrica, digital, circular: as áreas de foco do BMW Group
A presença do BMW Group no IAA Mobility 2023 gira em torno do foco da empresa na mobilidade elétrica, digital e circular para o futuro e nos mais recentes progressos que tem feito nestas áreas.
O BMW Vision Neue Klasse é acompanhado por uma seleção de novos modelos de todas as marcas do grupo.
Os produtos a serem lançados pela marca BMW incluem as variantes híbridas plug-in (PHEV) do novo BMW Série 5.
O novo BMW i7 Protection – o primeiro veículo de proteção totalmente elétrico no segmento de sedãs de luxo – também fará sua estreia.
A MINI apresenta pela primeira vez os membros de sua nova família de modelos com a ajuda de duas estreias globais: o novo MINI Cooper totalmente elétrico e o novo MINI Countryman totalmente elétrico.
Um novo modelo com acionamento totalmente elétrico também forma a peça central da linha da BMW Motorrad.
Concebido como um eParkourer compacto com um design inovador, a nova BMW CE 02 deverá causar um grande impacto visual no cenário da mobilidade urbana.
Mobilidade localmente livre de emissões define o tema para os modelos em exibição, incluindo carro a hidrogênio
Voltado principalmente para visitantes profissionais, o IAA Mobility Summit apresentará tendências e inovações tecnológicas para a mobilidade futura ao longo de inúmeras palestras, apresentações e painéis de discussão.
Um dos temas centrais é o uso do hidrogênio como fonte de energia para veículos atuais e futuros.
A BMW está realizando um trabalho pioneiro neste campo com o desenvolvimento e testes práticos de um “Veículo de Atividades Esportivas” com sistema de propulsão por célula de combustível movido a hidrogênio.
O BMW iX5 Hydrogen também estará presente no evento.
A marca apresenta ao público toda a sua linha elétrica desde o iX1, passando pelo BMW i4 e BMW i5, até o BMW iX e o sedã de luxo BMW i7.
Estreia global de impacto: o BMW Vision Neue Klasse
No IAA Mobility 2023, o BMW Group oferecerá aos visitantes uma prévia do Neue Klasse – a próxima geração de modelos da BMW.
O BMW Vision Neue Klasse reúne inovações das áreas de eletrificação, digitalização e circularidade no estilo exclusivo da BMW.
O Vision leva o design, o controle/operação, a eficiência e a sustentabilidade a uma dimensão totalmente nova – uma dimensão que será possível experimentar nas estradas em breve.
Variantes híbridas plug-in do novo BMW Série 5
Além do BMW i5 totalmente elétrico, a marca apresenta duas outras variantes de modelos com motorizações eletrificadas.
Já no início de 2024, serão adicionados dois modelos com tecnologia híbrida plug-in de última geração à nova linha BMW Série 5 Sedã.
Seus motores a gasolina de seis e quatro cilindros em linha da nova geração modular de unidades Efficient Dynamics serão combinados com a mais recente tecnologia BMW eDrive para sistemas híbridos plug-in.
Isto resultará em um fornecimento de energia muito mais acentuado, ao mesmo tempo que melhorará significativamente a eficiência e a autonomia elétrica em comparação com a geração do modelo anterior.
O motor elétrico desenvolvido especificamente para o novo sistema híbrido plug-in está integrado na transmissão Steptronic Sport de oito velocidades, juntamente com a sua eletrônica de potência.
A unidade de tração altamente integrada contribui com até 145 kW/197 cv para a potência combinada máxima de 360 kW.
BMW i7 Protection
A BMW também apresentará uma nova geração de veículos no segmento de sedãs de luxo: o BMW i7 Protection.
Impulsionado por dois potentes motores elétricos, o modelo atende a todos os requisitos da classe de proteção VR9 sem quaisquer limitações, assim como o novo BMW Série 7 Protection com motor V8.
O BMW i7 Protection totalmente elétrico está equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro na traseira.
Juntos, eles geram uma potência combinada de 544 cv e torque máximo combinado de 745 Nm, com sistema elétrico de tração nas quatro rodas.
Um dos lançamentos globais a ser apresentado, o novo BMW i7 Protection acelera a 100 km/h partindo do repouso em 9 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h.
A entrega de potência instantânea e precisamente orquestrada dos dois motores garante tração excepcional e estabilidade, mesmo quando o carro realizando manobras desafiadoras, como ao escapar de um ataque.
O pioneiro BMW iX5 é o primeiro carro a hidrogênio da marca
O BMW iX5 Hydrogen é uma variante com acionamento por célula de combustível de hidrogênio do BMW X5.
O modelo estará disponível para que grupos de teste selecionados que não estiveram envolvidos no processo de desenvolvimento se sentem ao volante e obtenham uma impressão direta dos seus atributos pela primeira vez.
O BMW iX5 Hydrogen é equipado com a mais quinta geração da tecnologia BMW eDrive.
A unidade motriz altamente integrada no eixo traseiro extrai sua energia de uma bateria de alto desempenho com tecnologia de íons de lítio que foi especialmente desenvolvida para o veículo de célula de combustível de hidrogênio e gera potência máxima de 401 cv.
O motor elétrico também funciona como um gerador que alimenta a energia de volta para a bateria de alto desempenho na ultrapassagem ou na frenagem.
Feitos de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), os dois tanques de 700 bar de pressão do modelo armazenam, juntos, 6 kg de hidrogênio gasoso e podem ser recarregados em três a quatro minutos.
Uma reação química ocorre no sistema de célula de combustível entre o hidrogênio e o oxigênio do ar, por meio do qual é gerada a energia elétrica para o motor elétrico.
O BMW iX5 Hydrogen atinge uma autonomia de 504 quilômetros no ciclo WLTP sem precisar reabastecer os tanques.
O modelo vai de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos e atinge uma velocidade máxima superior a 180 km/h.
O BMW iX5 Hydrogen combina recursos de longa distância e paradas curtas para reabastecimento com zero emissões.
Sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem o potencial para servir como um pilar adicional no futuro portfólio de powertrain do BMW Group.
Aproveite e confira: BMW inova com “moto elétrica” para menores de idade na Europa
Fonte: garagem360.com.br