Sophia @princesinhamt
Autoajuda

Os benefícios e impactos da terapia ocupacional na reabilitação de pacientes nas áreas de saúde e bem-estar

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Coragem, humanidade, justiça, honestidade, persistência, entusiasmo, resiliência… Descobrir seus pontos fortes permitirá que você se conheça melhor para trabalhar em seus sonhos e melhorar sua saúde mental. Afinal, este é um exercício de autodescoberta que é fundamental para muitas abordagens psicoterapêuticas, como a terapia de aceitação e compromisso.

Há muitas pessoas que navegam no seu dia a dia com uma sensação de vazio e insegurança. O fato de não realizarem este exercício de introspeção, a partir do qual possam tomar consciência das suas próprias virtudes e capacidades, coloca-os numa esfera indefesa, onde é difícil encontrar formas de descobrir as suas potencialidades.

Consequentemente, se você deseja evitar esse tipo de angústia e se fortalecer, é hora de esclarecer os valores que o definem. No artigo a seguir, oferecemos as ferramentas para alcançá-lo.

“Um dos meus pontos fortes característicos é o amor pelo aprendizado e, ao lecionar, incorporei isso à estrutura da minha vida. Tento fazer um pouco disso todos os dias.”

Como saber quais são meus pontos fortes?

Martin Seligman é a figura da psicologia positiva que mais contribuiu para a compreensão das forças humanas. Seu livro Virtues: A Handbook and Classification (2004) , escrito em parceria com o psicólogo Christopher Peterson, é uma referência nesse assunto. É uma valiosa peça de pesquisa e autoconhecimento tão útil quanto inspiradora.

Uma das contribuições mais marcantes da referida obra é a classificação das forças de caráter, o que permite medi-las ao longo da vida. Por outro lado, é de realçar a relevância desta dimensão na área do bem-estar mental.

Esclarecer quais são os pontos fortes de seu caráter e personalidade favorece sua satisfação com a vida e sua orientação para a felicidade, como demonstra um estudo publicado no The Journal of Positive Psychology.

Estamos diante de uma dimensão interessante, prática e terapêutica na qual vale a pena nos fortalecermos. Por isso, a seguir, oferecemos alguns elementos e conceitos que permitirão que você conheça mais sobre seus pontos fortes.

1. Instrumentos padronizados

Atualmente, existem vários instrumentos psicométricos para descobrir seus pontos fortes. São testes de autoavaliação ou testes que foram desenvolvidos para esse fim e que, além disso, são validados pela ciência. Da mesma forma, são recursos padronizados eficazes que lhe permitirão realizar um bom exercício de autorreflexão e autodescoberta. Entre estes, os mais significativos são os seguintes:

Pontos fortes do caráter VIA

Baseia-se no modelo proposto por Peterson e Seligman (2004), no livro que mencionamos anteriormente. Entre suas características encontramos:

  • É um instrumento do tipo teste que é utilizado em ambientes acadêmicos, corporativos e terapêuticos.
  • Avalia 24 pontos fortes agrupados em 6 virtudes: transcendência, humanidade, sabedoria, coragem, temperança e justiça.
  • De acordo com um estudo publicado na Frontiers in Psychology, que revisou o desempenho do teste desde sua publicação, essa é uma ferramenta útil para esclarecer dimensões relacionadas aos pontos fortes.

Avaliação das necessidades e pontos fortes dos adultos (ANSA)

Este instrumento caracteriza-se por avaliar 12 áreas psicológicas sobre as virtudes ou pontos fortes de uma pessoa. Uma de suas vantagens é que detecta tanto os pontos fortes atuais quanto o potencial que a pessoa apresenta em outras áreas.

2. Exercício de reflexão e esclarecimento

Talvez no seu cotidiano, tão dominado pela pressa, pelo estresse e pelo peso do imediatismo, você mal tenha espaço para a reflexão. Além do mais, quando você tem um momento para si mesmo, prefere descansar a mente com um livro ou série. Esse tipo de foco mental o afasta de si mesmo e da oportunidade de se conhecer, de saber quais são os seus bens mais marcantes.

Portanto, outra maneira de descobrir seus pontos fortes é fazer perguntas a si mesmo para aprender mais sobre si mesmo. Confira alguns exemplos abaixo. Tenha sempre papel e caneta à mão para refletir melhor sobre essas áreas.

  • Que sucessos eu tive no passado?
  • O que eu mais gosto em mim?
  • Quais são meus pontos fortes? No que eu sou bom?
  • Quais são meus pontos fortes de acordo com as pessoas que me amam?
  • Como esses aspectos que me definem impactam minha vida?

3. Técnica de visualização e projeção

Para descobrir os pontos fortes de seu caráter, você também deve olhar para o futuro; é lá que está seu potencial, o material de seus sonhos e o que você quer ser. Para chegar a esse ponto, é necessário identificar as virtudes e habilidades que você tem à sua disposição para conquistar seus picos.

Uma maneira de fazer isso é através da técnica de visualização. Pesquisas compartilhadas pela Psicologia Social Básica e Aplicada apontam os benefícios desse recurso para melhorar o desempenho, o bem-estar e o autoconhecimento. As estratégias para executá-la consistem em imaginar a sua melhor versão no futuro e se fazer as perguntas que listamos agora:

  • Como é esse “eu futuro”? Quais pontos fortes o definem?
  • O que esse “futuro eu” faz e por que ele está orgulhoso de si mesmo?
  • Como você poderia trabalhar em seus pontos fortes atuais para chegar a esse “eu ideal”?

4. Experimente atividades diferentes

Dentro das formas de descobrir seus pontos fortes, também está contemplado o desenvolvimento das seguintes ações:

  • Esteja ciente de seus pontos fortes.
  • Tente iniciar novos hobbies ou atividades.
  • Desafie-se, saia da rotina e estabeleça novas resoluções.
  • Procura resolver problemas que surgem em novas situações.
  • Descubra no que você é apaixonado e no que você é bom nesses diferentes contextos.

Uma forma de descobrir seus pontos fortes é se abrindo para novos cenários e atividades, para saber do que você é capaz de fazer.

5. Construa seu autorretrato de pontos fortes

Se as pessoas têm dificuldade em identificar nossos pontos fortes, é porque não nos valorizamos o suficiente. Dimensões como a baixa autoestima ou a síndrome do impostor nos condicionam nesse sentido. Além disso, nem sempre realizamos um exercício de autoconhecimento, a partir do qual vislumbramos o quanto somos valiosos e habilidosos em infinitas áreas e cenários.

Desta forma, outra das formas que você tem para descobrir seus pontos fortes é analisar cada esfera da sua vida e criar um “autorretrato”.

Uma publicação no Journal of Happiness Studies nos informa que a obra é um cenário ideal para desenvolver e identificar essas dimensões. Você pode começar por esta área e continuar com aquelas que definem o seu dia a dia. A metodologia para conseguir isso é composta pelos aspectos que ensinamos a seguir.

Esclareça seu valor no trabalho

  • O que seus colegas destacam sobre você?
  • Quais são seus pontos fortes e habilidades em seu trabalho ?
  • Que pontos fortes permitem que você seja bom em seu trabalho?
  • Quais são seus objetivos profissionais e quais pontos fortes podem ajudá-lo a alcançá-los?

Esclareça seu valor no cenário pessoal

  • Quais são seus hobbies e quais habilidades você demonstra neles? (Esportes, ações humanitárias, tarefas artísticas, etc.)
  • Quando você está com sua família e amigos, que pontos fortes você demonstra com eles? (bondade, apoio, senso de humor, etc.)
  • Ao longo de sua vida, quais forças lhe permitiram enfrentar seus problemas ?

6. Reflita sobre o que te faz feliz

Uma força é uma ferramenta interna que permite que você floresça e mostre o melhor de si mesmo. Não é algo difícil para você demonstrar, mas surge naturalmente de dentro e o diferencia dos outros.

Portanto, uma maneira simples e inspiradora de descobrir seus pontos fortes é fazer mais daquilo que você gosta. Se você é um atleta, talvez seus pontos fortes sejam o esforço, a competitividade, o autoaperfeiçoamento ou a liderança. Se você é uma pessoa mais relaxada e voltada para a família, seus pontos fortes podem ser a temperança, a gentileza ou a calma.

Todos nós temos nossos próprios pontos fortes, aqueles que nos tornam únicos e que medeiam nosso bem-estar psicológico. Ao mesmo tempo, também podemos nos capacitar com novos pontos fortes para nos aprimorarmos ainda mais como indivíduos.

Os pontos fortes também podem ser aprendidos

Justiça, curiosidade, generosidade, sabedoria, humanidade, inteligência social, civilidade, persistência… Depois de lançar luz sobre seus pontos fortes, é hora de continuar crescendo. Como apontou Abraham Maslow, o objetivo final do ser humano é alcançar a autorrealização. Nesse processo em direção ao seu bem-estar, lembre-se sempre de que você pode desenvolver novos valores.

Não basta descobrir quais habilidades o definem, você também tem a oportunidade de aprender novas habilidades para formar a melhor versão de si mesmo. Aquela que não desiste, que investe em sua felicidade e na felicidade dos outros, a fim de avançarem juntos.

Fonte: amenteemaravilhosa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.