Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Chuvas, ventos fortes e frio marcam o Carnaval em quase todo o país

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os foliões que vão pular carnaval em blocos de rua, escolas de samba e bailes têm que estar preparados para encarar as chuvas, que devem se espalhar em grande parte do Brasil, principalmente de sábado (18) para domingo (19), com exceção do sul do e o interior da região Nordeste.

+ Nuvem gigante interrompe operação de porto e provoca estragos em Santos

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tempestades serão mais volumosas no Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, com a precipitação de chuvas podendo ficar acima de 100 milímetros por dia (mm/dia), principalmente no litoral paulista. A Região Metropolitana de São Paulo já está sob alerta laranja do Inmet para riscos de danos causados pelas chuvas.

O Inmet revela que o cenário de muita chuva vai se repetir no sul e sudeste de Minas Gerais Sul e na região serrana do Rio de Janeiro, além da área metropolitana da capital fluminense. O cenário se completa pela queda nas temperaturas em toda a região Sudeste.

As fortes chuvas atingem igualmente o centro do Brasil. Brasília, por exemplo, terá pancadas de chuva isoladas e trovões, neste sábado. A temperatura máxima deve chegar aos 30ºC.

Carnaval de Salvador com chuvas

chuva - fernando frazão - agência brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O também fica bem instável para os carnavalescos do Nordeste, com exceção do interior da região. A folia que arrasta milhões de pessoas pelas avenidas de Salvador (BA) vai ser marcada por chuva, principalmente, de sábado a domingo. E devem incomodar um pouco menos o folião até a quarta- de Cinzas, com chuvas mais fracas.

Geada, frio e ventania

geada, frio

Foto: Faep/divulgação

No sul de Mato Grosso do Sul, em São Paulo e em grande parte da região Sul, as temperaturas caem. O pesquisador do Inmet, Mamedes Luiz Melo, prevê que “existe até mesmo uma pequena possibilidade de geada nas áreas serranas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”.

A passagem da fria vai derrubar as temperaturas entre o leste de São Paulo e o leste do Paraná, no domingo. E as máximas ainda são consideradas bem baixas para o verão, em torno de 18ºC a 20ºC. Em São Paulo, o sol volta a aparecer entre nuvens na segunda-feira (20) e a temperatura máxima pode aumentar e chegar à casa dos 28ºC.

O frio é acompanhado de rajadas de ventos intensas entre o litoral de Santa Catarina até o litoral de São Paulo, e em algumas partes do litoral do Rio de Janeiro. A meteorologista do Inmet, Dayse Suellen Moraes, explica o fenômeno que está trazendo chuvas e frio para o Brasil em pleno Carnaval.

“Há a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é um que atua nesse período” — Dayse Suellen Moraes

“Tem um sistema que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai que está favorecendo as chuvas”, diz Dayse. “Há um cavalo atmosférico se formou pela Argentina e também no oceano [Atlântico] e isso favoreceu algumas precipitações mais intensas no Sudeste e no Centro-Oeste”, prossegue a meteorologista.

“A umidade e o calor provocam essas instabilidades um pouco mais fortes, pois, é a estação do verão”, continua a especialista. “Na Região Norte e também em parte do Nordeste, há a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é um sistema que atua nesse período, marcado pela intensidade e instabilidades das chuvas nestas localidades”, complementa.

_____________

Fonte: Agência Brasil e Inmet.

Editado por: Anderson Scardoelli.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Dia de Ajudar no Google News.

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.