Um dos momentos mais esperados do ano pelos baianos ganhou um toque ainda mais especial. Produtos oriundos de propriedades de agricultores familiares do interior da Bahia estão sendo disponibilizados em espaços prioritários em camarotes privados no Carnaval de Salvador.
+ 13º salário de R$ 23 mil a produtores rurais cooperados
Na lista de produtos estão: chocolates da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba); doces em massa de umbu e maracujá da Caatinga; e orgânicos e nego bom de umbu, da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).
Produtos oriundos da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), da Cooperativa de Produção da Região do piemonte da Diamantina (Coopes) e da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) também podem ser encontrados na folia.
São os casos, por exemplo, de farinha, mel, geleias, doces e muitos outros produzidos pelas agroindústrias do estado. Muitas outras organizações produtivas também integram a lista, incluindo todas as regiões baianas.
Quem visita Salvador durante o Carnaval ou em qualquer época do ano também pode conhecer um pouco da agricultura familiar do interior no estado no Empório da Agricultura Familiar, instalado no Mercado do Rio Vermelho.
Projetos voltados às cooperativas baianas
As cooperativas integram projetos que viabilizam a comercialização, como o Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural.
_____________
Fontes: Dia de Ajudar Bahia.
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Dia de Ajudar no Google News.
Fonte: canalrural