Sophia @princesinhamt
Turismo

Nova rota direta entre São Paulo e Cidade do Cabo é lançada pela South African Airlines

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Depois de um hiato de dois anos sem ligações diretas entre os países, a África do Sul nunca esteve tão perto do Brasil. Os voos de São Paulo a Joanesburgo, que tinham sido suspensos durante a pandemia, voltaram a ser operados pela Latam em 2 de setembro e pela South African Airways em 6 de novembro.

Mas a grande novidade é que a companhia aérea sul-africana lançou uma rota direta inédita entre São Paulo e Cidade do Cabo — e a VT embarcou no voo inaugural, que decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 31 de outubro.

Enquanto a viagem para Joanesburgo leva cerca de 9h, a nova rota para a Cidade do Cabo tem apenas 7h35 de duração. É mais rápido do que ir para Miami, por exemplo, que fica a 8h25 de voo de São Paulo.

A configuração dos assentos é 2-4-2A configuração dos assentos é 2-4-2
A configuração dos assentos é do tipo 2-4-2 (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Em uma simulação feita no dia 7 de novembro, encontrei voos em dezembro para Cidade do Cabo a partir de R$ 4.400 ida e volta. E a grande vantagem das tarifas da South African é que, mesmo na classe econômica, há uma franquia de bagagem generosa incluída na tarifa: cada passageiro tem direito a levar duas malas despachadas de até 23kg cada, verdadeira raridade hoje em dia.

A rota está sendo operada em uma aeronave nova de modelo Airbus A330-300. Viajei na classe econômica e achei o espaço para as pernas razoável, dentro do que tem sido praticado por outras companhias aéreas.

South African, África do SulSouth African, África do Sul
Distância entre os assentos na classe econômica (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Havia entradas USB para carregar o celular e o entretenimento de bordo contava com 79 opções de filmes, além de algumas séries e jogos. Quem arranha no inglês, porém, pode sentir falta de mais opções dubladas ou legendadas em português.

Um filme brasileiro e dois africanos estavam na seleção do entretenimento de bordo da South AfricanUm filme brasileiro e dois africanos estavam na seleção do entretenimento de bordo da South African
Um filme brasileiro e dois africanos estavam na seleção do entretenimento de bordo da South African (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Além de travesseiro e cobertor, os amenities incluíam escova e pasta de dente, máscara de olhos para dormir e meias. O grande destaque, porém, é o serviço de bordo. A tripulação, solícita e muito gentil, passava frequentemente nos corredores oferecendo garrafinhas de água e snacks e garantindo que todos os passageiros estivessem confortáveis.

São servidas duas refeições durante o voo: jantar e café da manhã na ida e almoço e lanche na volta. Entre as bebidas, havia sucos, refrigerantes, cervejas, vinhos tinto e branco e até o licor sul-africano Amarula.

O meu almoço na viagem de volta para São Paulo, por exemplo, foi um bouef bourguignon bem saboroso acompanhado de purê de batata, ervilhas e cenoura. E não teve perrengue na hora de cortar a carne: além dos pedaços estarem muito macios, os talheres disponibilizados eram de metal, outra raridade atualmente, especialmente na classe econômica.

South African, Cidade do Cabo - São Paulo, África do SulSouth African, Cidade do Cabo - São Paulo, África do Sul
Almoço do voo da volta: bouef bourguignon caprichado e talheres de metal (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Mas o ponto alto de toda a experiência a bordo da South African Airways foi, sem dúvida, a chegada à Cidade do Cabo. Conforme nos aproximávamos do pouso, a janelinha emoldurou a mais linda das metrópoles africanas, espremida entre o mar e a imensidão da Table Mountain e dos Doze Apóstolos — um prólogo tão perfeito que a viagem nem tinha começado e eu já queria voltar. Bom que, agora, a África do Sul está a um pulo.

A rota inédita para Cidade do Cabo vem com esse visual de brindeA rota inédita para Cidade do Cabo vem com esse visual de brinde
A rota inédita para Cidade do Cabo vem com esse visual de brinde (Bárbara Ligero/Viagem e Turismo)

Serviço

Brasileiros não precisam de visto para entrada e permanência de até 90 dias na África do Sul, mas devem apresentar o Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela. A checagem do documento é de responsabilidade da companhia aérea e deve ser feita antes do embarque, ainda no Brasil. Não basta apresentá-lo pela tela do celular: é preciso levar o certificado impresso.

Veja, a seguir, a frequência e os horários de partida e chegada dos voos diretos para a África do Sul:

Companhia aérea Rota Frequência Horária de partida Horário de chegada
South African São Paulo – Cidade do Cabo Terça-feira e sábado 18h05 06h40 (do dia seguinte)
South African Cidade do Cabo – São Paulo Terça-feira e sábado 12h55 16h35 (do mesmo dia)
South African São Paulo – Joanesburgo Segunda e quinta-feira 17h45 07h45 (do dia seguinte)
South African Joanesburgo – São Paulo Segunda e quinta-feira 11h20 16h15 (do mesmo dia)
Latam São Paulo – Joanesburgo Segunda, quinta-feira e sábado 17h25 08h10 (do dia seguinte)
Latam Joanesburgo – São Paulo Terça, sexta-feira e domingo 12h50 18h55 (do mesmo dia)

 

Leia tudo sobre a África do Sul

Busque hospedagem na Cidade do Cabo

Veja as melhores opções de voos para África do Sul

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.