Sophia @princesinhamt
Turismo

Moda indígena ganha destaque no Chapada Fashion: Conheça as tendências!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A terceira edição do Fashion está chegando e traz novidades. Na última terça-feira (16), foi o lançamento do evento de moda que é realizado em paralelo com o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá.

2024 word1
Suélen Rodrigues, Hélia Mello e Edson Guilherme [de amarelo] – Foto: Assessoria

Neste ano, a passarela terá a moda indígena como destaque. O evento apresentará a coleção Menire Xingu, produzida pelos indígenas do povo Kayapó.

A coleção é desenvolvida com o apoio da primeira-dama do município de São José da Xingu, a 931 km de Cuiabá, Suélen Rodrigues. Ela esteve em Chapada e participou do lançamento de mais uma edição do evento, que será realizado nos dia 30 e junho, 1 e 2 de julho.

“Estou muito feliz por nosso projeto fazer parte deste evento, por ver inclusão e valorização dos povos indígenas”, comentou ela.

Suélen Rodrigues fala sobre inclusão. (Foto: Assessoria)

O Chapada Fashion é organizado pelo produtor de moda Edson Guilherme, que tem mais de 30 anos de trabalhos prestados no ramo da moda. Ele destaca que o objetivo do evento é promover o empreendedorismo, sustentabilidade, cultura, turismo, inclusão social e oportunidades.

Menire Xingu

A moda desenvolvida na Aldeia Piaruçu, na Terra Indígena no Xingu, é fruto do projeto Menire Xingu [Menire significa mulheres], desenvolvido pela Prefeitura de São José do Xingu, com diversas parcerias.

Atendendo a um pedido das próprias indígenas, foi oferecido um curso de corte e costura e, posteriormente, criado um ateliê dentro da comunidade.

“Em princípio, o desejo era fazer roupas para elas mesmas e para a família, mas, com o tempo, percebemos que elas poderiam obter renda com a produção de roupas e aí, as incentivamos com a construção do ateliê e o fornecimento das e materiais que elas precisavam para produzir”, explicou Suélen.

Design sem nome 55 3
Projeto Menire Xingu proporciona aulas de corte e costura às indígenas. (Foto: Assessoria)

Há um e meio, as mulheres indígenas produzem roupas exclusivas e que vão além de apenas fazer a peça, “elas põem missangas, fazem pintura, embutem na peça traços da cultura indígena e isso faz toda diferença”.

Vendo potencial dessas mulheres, Suélen procurou ajuda para promover a emancipação do projeto, de forma a garantir renda e sustentabilidade à comunidade. Nesse processo, encontrou o Edson Guilherme. “Ele foi um divisor de águas para nós, nos abriu as portas”.

Edson Guilherme vai desenhar toda a coleção que será apresentada no Chapada Fashion e vão produzir 30 peças que serão desfiladas em Chapada dos Guimarães.

Ele vai desenhar a coleção, serão 30 peças serão apresentadas. Ateliê dentro da aldeia

Design sem nome 56 4
Moda Indígena Ganha Destaque No Chapada Fashion: Conheça As Tendências! 4

Povos do Xingu

O Parque Nacional do Xingu tem, segunda a primeira-dama, mais de 4 mil indígenas de 17 etnias. No projeto Menire Xingu participam cerca de 60 mulheres da Aldeia Piaraçu.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.