Tendo os biomas Pantanal, Amazônia e Cerrado, Mato Grosso reúne uma grande diversidade de aves. São 50,11% das 1.808 espécies catalogadas pelo eBird no Brasil.
O eBrid é um banco de dados mundial online de observações de aves que fornece aos cientistas, pesquisadores e naturalistas amadores informações em tempo real sobre a distribuição e a abundância de aves.
A diversidade existente em Mato Grosso atrai turistas internacionais e nacionais em busca de fotografar e catalogar aves silvestres.
Recentemente, Mato Grosso foi representado no Encontro Brasileiro de Observação de Aves 2024 (Avistar) em São Paulo, mostrando a pesquisadores, turistas e apaixonados por ecoturismo o potencial de observação do Estado.
O Pantanal é um dos principais destinos de observadores de aves, da fauna e flora selvagem. E também por este potencial o Estado participará, pela primeira vez, de um evento chamado Global BirdFair, que acontecerá entre entre os dia 12 a 14 de julho, na Inglaterra.
Outra aposta do Estado na divulgação da vida selvagem para atrair turistas foi o investimento no documentário ‘A Marcha das Onças’.
Fonte: primeirapagina