As bolinhas e instalações psicodélicas de Yayoi Kusama chegaram ao Museu de Arte Moderna de São Francisco. A exposição ‘Infinite Love’ é a primeira apresentação solo da gigante da indústria da arte no Norte da Califórnia.
Integram a exposição duas das suas famosas Infinity Mirror Rooms, salas espelhadas que confundem os sentidos e parecem não ter fim. A primeira é seu trabalho mais recente, Dreaming of Earth’s Sphericity, I Would Offer My Love, um gigantesco cubo de quatro metros de altura com 16 formas esféricas coloridas que funcionam como janelas.
Se por fora a escultura se mistura com as paredes brancas do museu, o interior não poderia ser mais distante disso. Entrando agachado por um semicírculo amarelo no canto do cubo, você imerge em uma sala aparentemente sem limites iluminada por cores vibrantes.
De todos os ângulos as formas e seu reflexo se sobrepõem. A experiência caleidoscópica e as figuras esféricas se repetem na sala LOVE IS CALLING. Grandes tentáculos coloridos pendem do teto e saem do chão enquanto uma gravação de Yayoi lendo um poema autoral sobre amor toca.
A escultura Aspiring to Pumpkin’s Love, the Love in My Heart representa outra fascinação da artista: as abóboras. A obra apresenta três delas em versões amarelas e enormes, todas onduladas e com diferentes padrões de bolinhas pretas. A obra faz parte da programação normal do museu.
Em junho de 2023 o Instituto Inhotim, em Brumadinho, inaugurou sua vigésima galeria permanente dedicada à Yayoi Kusama. O novo prédio recebeu duas instalações imersivas da artista plástica japonesa, conhecida por suas obras coloridas e repletas de círculos: Aftermath of Obliteration of Eternity (2009) e I’m Here, But Nothing (2000); saiba mais sobre a nova galeria.
Serviço
Quando? ‘Infinite Love’ fica em cartaz até 7 de setembro.
Quanto? Adultos pagam US$ 40. Os ingressos podem ser adquiridos no site.
Onde? O Museu de Arte Moderna de São Francisco fica na 151 Third Street, a dez minutos de caminhada da estação de metrô Union Square/Market Street.
Fonte: viagemeturismo