A 75 quilômetros de Florianópolis, Garopaba é um destino curinga. Em tese, não tem tempo ruim já que o mar é sempre gelado. No verão as praias lotam, no inverno surge o espetáculo das baleias francas e em qualquer época do ano há trilhas para curtir a natureza, que é pródiga naquele pedaço ao sul da capital. Reduto de gaúchos, o destino tem vida o ano inteiro. Confira oito dicas para conhecer Garopaba.
Praia da Ferrugem
A Ferrugem é o destino certo para surfistas e o ponto preferido dos jovens nessa região do litoral catarinense – em especial na época de Carnaval. Também dá para se programar para acompanhar campeonatos de surfe sediados no local. A orla é coberta por vegetação, então a praia também é um ótimo ponto para aproveitar a sombra e fazer um piquenique em família.
Morro do Índio
O maior sítio arqueológico de Garopaba guarda conchas e registros dos povos originários, marcas de mais de 5 mil anos atrás. Também há inscrições nas rochas que indicam pontos em que populações originárias produziam utensílios de trabalho com pedras.
O Morro do Índio fica na parte sul da praia da Ferrugem, na divisa com a praia da Barra e pode ser acessado a pé – a recomendação é não sair do caminho já demarcado para não danificar o sítio arqueológico.
Mercado do Produtor
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Massas Caseiras da Ivanir (@massascaseirasdaivanir)
Continua após a publicidade
Seja para quem vai passar férias mais longas em Garopaba e quer conhecer pontos para comprar produtos locais ou para quem está em busca de um lugar para um lanche, o Mercado do Produtor é uma boa opção. Produtos artesanais e locais, como pães, cogumelos, massas caseiras, queijos e geleias são comercializados às sextas e sábados, das 8h às 13h, e às quintas, das 17h às 21h. Há uma praça de alimentação com área interna e externa no local. Fica ao lado da rodoviária.
Praia do Siriú
No norte da praia do Siriú, a lagoa que dá nome ao local corre paralela ao mar, criando uma opção a mais para aproveitar a praia. As grandes dunas também permitem praticar sandboard e outros esportes na areia. No costão há um mirante de onde se avista baleias francas no inverno.
Centro Histórico de Garopaba
A arquitetura do centro da cidade praiana é marcada por construções da época da imigração açoriana. A Igreja São Joaquim guarda parte da história da ocupação portuguesa no litoral catarinense, e foi inspirada pela Igreja de Nossa Senhora da Graça em Olinda. Não deixe de conhecer o café Casa do Padre, que fica em uma casa muito agradável colada na igreja. Esteja lá no fim de tarde para a aproveitar a vista e o astral.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Casa do Padre (@casadopadregaropaba)
Continua após a publicidade
Baleias francas no litoral
Nos séculos 18 e 19, Garopaba era sede para uma armação baleeira, estrutura construída para produzir e distribuir o óleo das baleias caçadas na costa. O abate dos animais seguiu até a década de 1970. Hoje, o foco é na preservação das baleias, que só podem ser vistas de longe, de julho a novembro. Nas cidades de Garopaba, Imbituba e Laguna, passeios guiados são oferecidos para avistar as baleias. Saiba mais sobre os avistamentos .
Praia de Garopaba
Também chamada de Praia Central, é a que tem mais estrutura na região. É bom reservar um dia inteiro para bater perna, aproveitar o mar, a areia, comer peixe feito e passear pelas lojas do comércio local.
Trilha da Pedra Branca
O ecoturismo é mais um atrativo de Garopaba. Ao final desta trilha de cerca de 2km de subida em meio a vegetação nativa da Mata Atlântica, o visitante pode vislumbrar uma paisagem panorâmica do litoral. A trilha passa por uma cachoeira. Considere cerca de uma hora para chegar até o topo porque a subida é íngreme, evite dias de muito calor, leve água e protetor solar.
Resolva sua viagem aqui
-
Reserve hospedagem no Booking
-
Reserve seu voo
-
Reserve hospedagem no Airbnb
-
Ache um passeio na Civitatis
-
Alugue um carro
Fonte: odocumento