Os Patrimônios Mundiais da Unesco desempenham um papel fundamental na preservação e promoção da cultura e natureza de um lugar. Estes locais representam as raízes históricas, artísticas e naturais de uma nação, preservando as tradições e histórias que moldaram as comunidades ao longo dos séculos.
Uma pesquisa realizada pela plataforma online de aprendizado de idiomas Preply identificou os países do mundo e as regiões do Brasil com o maior número de Patrimônios da Unesco. Esses locais não só são tesouros de valor inestimável, mas também se destacam como destinos incríveis para a sua próxima viagem.
Top 20 do mundo
Ao falar de cultura e legado, não é surpresa que a liderança mundial do ranking esteja ocupada pela Itália, com 60 patrimônios.
O país é seguido de perto pela China, com 59 patrimônios. Na última atualização da Unesco em 2024, a China adicionou mais dois lugares à lista, enquanto a Itália incluiu mais um, mantendo sua posição de liderança isolada.
A Alemanha (54 patrimônios) também se destaca, superando, ainda que ligeiramente, a França (53 patrimônios) e a Espanha (50 patrimônios).
Veja, a seguir, a lista dos 20 países com maior número de Patrimônios Mundiais da Unesco:
- Itália (60)
- China (59)
- Alemanha (54)
- França (53)
- Espanha (50)
- Índia (43)
- Reino Unido (35 *empate)
- México (35 *empate)
- Rússia (32)
- Irã (28)
- Japão (26 *empate)
- Estados Unidos (26 *empate)
- Brasil (24)
- Canadá (22)
- Turquia (21)
- Austrália (20)
- Grécia (19)
- República Tcheca (17 *empate)
- Polônia (17 *empate)
- Portugal (17 *empate)
Top 10 na América do Sul
O Brasil se destaca no cenário global, ocupando a 13ª posição entre os 168 países que possuem Patrimônios da Unesco. São 24 sítios reconhecidos no Brasil, incluindo locais como o Parque Nacional do Iguaçu, com suas impressionantes cataratas; o centro histórico de Ouro Preto, um exemplo magnífico da arquitetura colonial; e Brasília, a capital modernista projetada por Oscar Niemeyer. Recentemente, em julho deste ano, os deslumbrantes Lençóis Maranhenses foram adicionados à lista.
Além da destacada posição no ranking mundial, ao comparar com o resto dos países da América do Sul, o Brasil lidera com ampla vantagem. O Peru, com 13 patrimônios, e a Argentina, com 12, ficam bem atrás. A Argentina, inclusive, compartilha com o Brasil as Missões Jesuítas dos Guaranis e o Parque Nacional do Iguaçu.
Veja, a seguir, a lista dos 10 países sul-americanos com maior número de Patrimônios Mundiais da Unesco:
- Brasil (24)
- Peru (13)
- Argentina (12)
- Colômbia (9)
- Bolívia (7 *empate)
- Chile (7 *empate)
- Equador (5)
- Suriname (3 *empate)
- Uruguai (3 *empate)
- Venezuela (3 *empate)
Top 5 regiões do Brasil
O Sudeste, com 10 patrimônios (dos quais 2 são partilhados com outras regiões), ocupa o primeiro lugar no ranking das regiões do Brasil com mais Patrimônios da Unesco. Esta região inclui o primeiro sítio brasileiro a obter este reconhecimento em 1980: o centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais.
A região Nordeste fica em segundo lugar com um total de 8 patrimônios, incluindo os centros históricos de cidades como Olinda, São Luís e Salvador, além da belíssima Fernando de Noronha.
A seguir vem a região Centro-Oeste, com 4 patrimônios, incluindo Brasília, e a região Sul, com 3 patrimônios, destacando-se o Parque Nacional do Iguaçu.
A região norte fecha o ranking. Apesar de ostentar um único patrimônio, ele é um dos maiores do mundo em extensão: a Amazônia e os diferentes parques nacionais que a compõem.
- Sudeste (10)
- Nordeste (8)
- Centro-Oeste (4)
- Sul (3)
- Norte (1)
Fonte: viagemeturismo