A cidade de Bradford, na região de West Yorkshire, na Inglaterra, foi escolhida como a Cidade da Cultura do Reino Unido (UK City of Culture) entre 2025 e 2029. Neste ano, o patrimônio cultural e a cena artística da cidade poderão ser explorados com a programação do Bradford 2025, que inclui performances, exposições, exibições de filmes, oficinas e apresentações musicais.
As celebrações começam com o espetáculo ao ar livre RISE, nos dias 10 e 11 de janeiro, criado pela premiada diretora de teatro Kirsty Housley em colaboração com o mágico Dynamo. Outros destaques incluem Memories of the Future, em 5 de julho, um novo projeto do coreógrafo Akram Khan e sua companhia, e o festival de música contemporânea New Music Biennial 2025, de 6 a 8 de junho, que reúne nomes locais e internacionais.
Ver essa foto no Instagram
O Turner Prize, que destaca inovações na arte britânica, será realizado na Cartwright Hall Art Gallery, em setembro. Além disso, ocorrem exposições exclusivas no Salts Mill, apresentações teatrais em locais históricos e o festival de arte ao ar livre Wild Uplands, no parque de Penistone Hill, conhecido por sua ligação com as irmãs Brontë.
Ver essa foto no Instagram
A programação terá sessões de cinema ao ar livre e colaborações com cineastas globais. Entre os destaques está a exibição de O Ódio, de Mathieu Kassovitz, com trilha sonora ao vivo pela Asian Dub Foundation, em 15 de janeiro. A diretora Clio Barnard, de Ali & Ava e O Gigante Egoísta, lidera a curadoria de uma série de filmes de mulheres da classe trabalhadora do norte da Inglaterra no Pictureville, o maior cinema independente de Yorkshire.
Ver essa foto no Instagram
Explorando Bradford
Da arquitetura histórica do bairro Little Germany à serenidade do Lister Park, a cidade oferece uma ampla variedade de atrações e atividades além dos eventos do Bradford 2025.
Explore o passado industrial no Industrial Museum, que destaca o legado das indústrias de tecelagem, do vapor e da engenharia. O National Museum of Science and Media apresenta exposições de classe mundial sobre cinema, fotografia e história do rádio. Para os cinéfilos, o Bradford Movie Trail é um passeio autoguiado por locações e marcos da história do cinema no centro da cidade.
Ver essa foto no Instagram
A cena gastronômica de Bradford reflete sua diversidade cultural. O Darley Street Market será inaugurado na primavera britânica, entre os meses de março e junho. Com três andares, varanda ao ar livre com vista para a praça central e diversas opções com o melhor da comida de rua, deve se tornar um destino gastronômico de destaque.
Ver essa foto no Instagram
Outra opção é visitar o Sunbridge Wells, um tesouro escondido de bares e restaurantes subterrâneos. Localizado em túneis históricos restaurados, o espaço conta com uma adega-bar, pubs e opções deliciosas para comer. Os visitantes podem saborear pizzas assadas no forno, experimentar cervejas artesanais ou assistir a shows na Wallers Brewery.
Ver essa foto no Instagram
Para os amantes da natureza, também há aventuras. Alugue uma bicicleta e explore a Great Northern Railway Trail, uma rota cênica que passa por marcos icônicos como o Alhambra Theatre e leva a um campo tranquilo. Para caminhadas, a trilha Eccleshill Railway Walk segue uma antiga linha ferroviária.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, é possível explorar as paisagens deslumbrantes e verdes do parque nacional Yorkshire Dales e do Brontë Country, região que inspirou as obras das irmãs Brontë. Ao norte de Bradford, visite Saltaire, um vilarejo vitoriano reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, onde o Salts Mill – uma antiga fábrica têxtil – combina história, arte, gastronomia e compras.
Ver essa foto no Instagram
Cidade da Cultura do Reino Unido
Lançado em 2009, o programa UK City of Culture promove regeneração cultural e crescimento econômico nas cidades do Reino Unido. A cada quatro anos, uma cidade é escolhida para ostentar o título, com o objetivo de impulsionar o turismo. Depois de Coventry, em 2021, é a vez de Bradford carregar a honraria.
Como chegar em Bradford
De Londres, os trens para Bradford partem da estação Kings Cross e a viagem dura cerca de 3h, com uma baldeação em Leeds; saiba mais.
O Reino Unido passou a exigir desde 8 de janeiro de 2025 que todo viajante com passaporte brasileiro apresente uma autorização eletrônica de viagem, o ETA. O processo é feito totalmente online e deve ser feito para todos os visitantes de nacionalidades que não precisam de visto de entrada para o Reino Unido. A taxa do ETA é de £10 e a autorização é válida para múltiplas viagens por um período de dois anos ou até a data de vencimento do passaporte, caso seja anterior a esse prazo. Clique e saiba como solicitar o ETA. |
Fonte: viagemeturismo