Muitas vezes, nos referimos a alguns lugares como paraíso, seja pela sensação que nos causa, seja pela beleza visual do local. Assim é a Lagoa Azul situada no município de Primavera do Leste, a 259 km de Cuiabá.
O lugar tem uma água cristalina, de um azul encantador, nem parece natural, mas é. Além disso, o solo tem nascentes que dão uma sensação gostosa nos pés.
Com o uso de coletes, é possível ter a sensação de estar flutuando. Em dia de tempo aberto, podemos pensar: “estou no céu”.
Como chegar?
A Lagoa Azul fica a 33 km do Centro da cidade, seguindo pela MT-130, sentido Paranatinga. Passou a ser “explorado” como ponto turístico em 2019. Antes, era fechado a turistas.
O acesso ao local é possível com o apoio de condutor local. Ele também é responsável por entregar os materiais como coletes e snorkel. É também quem faz o controle de visitantes.
De acordo com o coordenador de Turismo de Primavera do Leste, Lucas Canedo, neste período de seca, com volume de água menor, estão sendo recebidas 25 pessoas por turno (manhã e tarde). No entanto, no período chuvoso, o local comporta até 55 pessoas.
Em Mato Grosso, e até no próprio município mesmo, tem agências e condutores especializados no turismo de aventura e que levam visitantes até a Lagoa Azul.
Preservação
Tanto a prefeitura, quanto os proprietários estabeleceram normas que visam a preservação da Lagoa Azul. Os cuidados vão desde o descarte de lixo no local adequado, e a não utilização de alimento no entorno da lagoa.
O consumo de bebida alcoólica é proibido. No local também fica um responsável por fazer essas orientações, a fim de que o turista contribua para a preservação deste local tão maravilhoso.
Fonte: primeirapagina