Talvez você já tenha visto algum influenciador contando sobre como conseguiu viajar de graça em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). E certamente pensou se essa história era verdade. Pois saiba que é, sim, possível pegar carona sem pagar nada em uma das aeronaves militares – mas é preciso estar disposto a esperar e, principalmente, garantir que seus dias estejam bem liberados quando chegar a hora.
O serviço da FAB que permite que civis viajem dentro do território brasileiro é o correio Aéreo Nacional (CAN), que circula entre as bases espalhadas pelo país. No entanto, após se inscrever para participar, sua vaga não é automática nem tem data confirmada: tudo depende da disponibilidade de lugares no voo que vai até o destino desejado, e o aviso costuma ocorrer em cima da hora.
Como se cadastrar para viajar
Interessados em viajar através do CAN precisam se cadastrar previamente na unidade em que pretendem embarcar. O modo de fazer isso varia conforme a região do Brasil, então a recomendação da FAB é que os passageiros entrem em contato telefônico com a base aérea de sua localidade para obter as informações atualizadas. Uma lista completa está disponível aqui.
Geralmente, é preciso ter documentos de identificação e comprovante de endereço, e pode ser necessário comparecer pessoalmente a uma base para confirmar a requisição – um empecilho a mais se você não mora perto de uma cidade que conta com a presença da FAB.
Ao fazer o cadastro, você também deve informar uma janela de dias em que pretende voar. Se uma vaga liberar nas datas disponíveis, a Força Aérea entra em contato avisando. O problema, aqui, é o curto prazo para se preparar: o aviso pode ser feito na véspera ou no próprio dia da viagem, então ter uma agenda livre é fundamental para conseguir aproveitar. Mesmo após a confirmação, o voo ainda pode ser alterado sem aviso prévio.
Mas, caso tudo dê certo, a viagem realmente não custa nada – e não há limite. Você pode voltar a usar o serviço quantas vezes quiser. Menores de idade também podem viajar nesses voos, mas precisam estar acompanhados por um responsável.
O que levar em conta
A incerteza sobre a data exata do voo dificulta um planejamento mais detalhado de sua viagem, caso seja preciso reservar uma hospedagem, por exemplo. Além disso, é fundamental lembrar que o lugar em um voo é independente da sua necessidade de viajar de volta – não há garantia de obter lugar em um avião da FAB para o retorno e, se você desejar usufruir do serviço, é preciso refazer todo o processo desde o cadastro inicial, agora na base aérea do novo local onde você estiver.
Também não se esqueça de que se trata de uma aeronave militar. Por isso, o avião pode não ser muito confortável e, em alguns casos, ser majoritariamente dedicado ao transporte de cargas. Um dress code também costuma ser exigido para entrar nas aeronaves, banindo roupas como bermudas e sapatos de salto alto e até estampas com viés político.
Fonte: viagemeturismo