A Associação das Principais Atrações Turísticas do Reino Unido (Association of Leading Visitor Attractions), a ALVA, divulgou nesta semana o seu ranking 2023 de atrações mais visitadas na Inglaterra, Escócia, Pais de Gales e Irlanda do Norte. O número total de visitas às atrações que fazem parte da ALVA em 2023 foi de 146,6 milhões – um aumento de 19% em relação ao ano anterior.
O País de Gales registou um aumento de 25% no número de visitantes depois da adesão do Museu Nacional à ALVA no ano passado. Londres viu um aumento de 24% e a Escócia empatou com a Irlanda do Norte: ambas alcançaram um aumento de 21%. A região da Inglaterra fora de Londres com o maior crescimento anual foi o leste da Inglaterra, que cresceu 11%, seguido pelas West Midlands, com 10%.
Liderando o ranking está o Museu Britânico, que recebeu mais de 5,8 milhões de pessoas em 2023 – um aumento de 42% em relação a 2022 e que é atribuído, em parte, ao grande sucesso da exposição sobre a história da China no século XIX. A última vez que o museu liderou esse ranking foi em 2019, sendo a 3ª atração mais visitada em 2022.
Tate, Southbank e mais
A segunda atração mais visitada foi o Museu de História Natural, em Londres, que bateu seu recorde de visitas – mais de 5,6 milhões, um aumento de 22% no número de visitantes. A atração ao ar livre mais visitada foi o Windsor Great Park, com 5.4 milhões de visitas. Em 4º lugar ficou a inconfundível galeria Tate Modern, com 4,7 milhões de visitas, enquanto o Southbank Centre permaneceu em 5º lugar com um aumento de 8% para 3,2 milhões de visitantes.
Apesar de ter reaberto apenas em julho no ano passado, a recém-reformada National Portrait Gallery de Londres recebeu mais de 1 milhão de visitas, ocupando o 27º lugar da lista, e o Young V&A, museu voltado para o público infantil e famílias, reabriu em 1º de julho e desde então recebeu 405 mil visitantes. O maior aumento percentual em Londres foi da Guildhall Art Gallery que teve um aumento de 137% depois de subir 43 posições na tabela, enquanto o Royal Albert Hall voltou para números quase pré-pandêmicos de cerca de 1,6 milhões de pessoas, mesmo tendo 12 eventos a menos em 2023 se comparado com 2019 .
No ano da Coroação, a Abadia de Westminster teve um aumento de 49% no número de visitantes e fiéis, recebendo mais de 1,5 milhões de pessoas (17º lugar); O Castelo de Windsor teve um aumento de 66%, indo para cerca de 1,3 milhões de visitas (20º lugar) e o Palácio de Buckingham, mesmo estando aberto para visitação por apenas 10 semanas no ano, durante o verão, recebeu meio milhão de visitantes, um aumento de 75%.
Escócia
Já na Escócia, a atração gratuita mais visitada continuou a ser o Museu Nacional da Escócia, com um aumento de 11% e mais de 2,1 milhões de visitas. Em seguida, vemos o Castelo de Edimburgo, que foi a atração paga mais visitada na Escócia, recebendo 1,9 milhões de pessoas e ocupando a 14ª posição. Outra atração escocesa muito procurada é a Kelvingrove Art Gallery and Museum, que teve um aumento de 32% e saltou para o 25º lugar do ranking, apenas uma posição acima do Riverside Museum – ambos em Glasgow.
A atração ao ar livre mais popular na Escócia foi o Royal Botanic Garden Edinburgh, que teve um aumento de 4%, com mais de 1 milhão de visitas. A Galeria de Arte Moderna de Glasgow subiu 40 lugares, ocupando a posição 70 da lista após o sucesso da exposição Cut and Run do aclamado Banksy. A Catedral de Glasgow, por sua vez, subiu 50 posições e teve um aumento de 79% no número de visitantes. Já para os castelos de Stirling e Urquhart, o aumento foi de 24% no ano.
Irlanda do Norte
Na Irlanda do Norte, o Titanic Belfast continuou a ser a atração mais visitada do país e, após uma reforma da sua galeria no início de 2023, viveu o seu ano de maior sucesso desde 2012, com um aumento de 28% nas visitas. Enquanto isso, a inconfundível Giants Causeway teve um aumento de 57% e subiu 23 posições na lista com 662.806 visitantes. Ainda sobre atrações ao ar livre na Irlanda do Norte, Carrick-a-Rede viu um aumento de 83% das visitas.
País de Gales
Já no País de Gales, a atração mais visitada foi o Museu de História Nacional St. Fagans, com 594.990 visitas e um aumento de 23% em relação a 2022. Foi seguido pelo Museu Nacional de Cardiff com um aumento de 41%.
Outros destinos na Inglaterra
Fora de Londres, outras atrações inglesas que tiveram bom desempenho em 2023 foram o RHS Garden Wisley em 21º lugar, Stonehenge em 23º lugar e as famosas termas da cidade de Bath e seu charmoso restaurante Pump Room, com mais de 1 milhão de visitas e um aumento de 25%.
Bernard Donoghue OBE, Diretor da ALVA, comentou: “As atrações que fazem parte da ALVA ainda não voltaram a receber o mesmo número de visitantes pré-pandemia. Embora a redução fiscal para museus, teatros e galerias tenha sido um anúncio muito bem-vindo, houve uma oportunidade perdida de retomar a isenção dos impostos de compras para visitantes estrangeiros, o que teria melhorado a competitividade internacional do Reino Unido.”
Fonte: viagemeturismo