Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra a experiência única de visitar o Palácio Nacional da Pena em Sintra

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Palácio Nacional da Pena está situado em Sintra, a aproximadamente 30 km de distância de Lisboa. Mais conhecido apenas como Palácio ou Castelo da Pena, a construção está situada dentro de um parque nacional, que reúne, além da própria estrutura, outras construções com decorações exuberantes. Considerada a joia da Serra de Sintra, o parque é o ponto mais alto da região, proporcionando uma vista encantadora.

Palácio da Pena, ícone dos castelos românticos

Para entender a história do Palácio da Pena, precisamos voltar ao século 12, quando ali foi edificado o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Pena. Séculos mais tarde, em 1755, um terremoto destruiu boa parte do mosteiro e, em 1834, a construção foi completamente abandonada após a extinção das ordens religiosas em Portugal. Nesse marcante evento da história portuguesa, os bens dos religiosos foram confiscados e passaram a fazer parte da Fazenda Nacional.

Foi neste contexto que, apenas dois anos depois, em 1836, os recém-casados rei-consorte Dom Fernando II e rainha Dona Maria II adquiriram com a fortuna de Fernando o terreno contendo as ruínas do mosteiro e a mata na volta. Conhecido como Rei-Artista graças às suas ligações com arte, música, colecionismo e a erudição de forma geral, D. Fernando II se encantou com a estética do local e decidiu-se pela construção de um palácio que se tornou uma das melhores expressões do Romantismo do século 19 no mundo.

Assim, o Palácio é constituído por duas alas: o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerônimo e a ala edificada por Fernando II. As duas alas são rodeadas por estruturas arquitetônicas medievais, com torres de vigia e ponte levadiça, tal como nos castelos dos contos de fadas. As cores na parte exterior abrem as portas para a imaginação.

Do palácio principal, partem caminhos sinuosos que conduzem os visitantes a descobrir as outras construções do terreno, como a Cruz Alta, a Fonte dos Passarinhos e o Vale dos Lagos. Esses caminhos são cobertos por espécies nativas de vários lugares do mundo, fazendo do local o arboreto mais importante de Portugal.

Após a morte de Maria II, D. Fernando casou-se novamente com a chamada Condessa d’Edla e, junto à nova esposa, construiu um chalé inspirado nos refúgios alpinos da elite europeia – também disponível para visitação.

palacio-da-pena-sintra
Complexo do castelo reúne partes de antigo mosteiro e estrutura erguida no século 19 (filterlate/Unsplash)

Como visitar o Palácio da Pena?

Primeiro, você deve se dirigir até o distrito de Sintra, trajeto que pode ser feito facilmente de trem a partir de Lisboa, saindo da estação ferroviária do Rossio. Já em Sintra, a linha de ônibus turística 434 – Circuito da Pena te leva até o Parque da Pena. Carros não são admitidos na região.

O palácio se encontra no topo de uma colina dentro da enorme área do Parque da Pena. Depois de passar pela entrada do parque, você ainda precisa fazer uma caminhada morro acima que dura aproximadamente 30 minutos até o palácio.

Todos os bilhetes indicam a hora de entrada no palácio, e não a hora de entrada no parque. Por isso, preste muita atenção ao tempo necessário para fazer esse deslocamento, pois atrasos não são admitidos e o local é muito visitado.

O ideal é reservar um turno ou um dia inteiro para chegar com antecedência e explorar tudo com calma. Além do palácio, a Cruz Alta, o chalé da Condessa, os lagos e os jardins são bastante visados para visitação.

palacio-pena-sintra
Fachadas coloridas chamam atenção no castelo (Drew Bae/Unsplash)

Preços e horários

Os ingressos para adultos visitarem o palácio e o parque custam a partir de 20. Menores de 17 anos e maiores de 65 anos pagam 18. Um bilhete família para dois adultos e dois jovens tem o preço promocional de 65. Confira as opções no site oficial, onde também é possível encontrar tickets com desconto.

O Parque Nacional da Pena funciona das 9h às 19h, com última admissão às 18h. Já o Palácio da Pena abre às 9h30 e fecha às 18h30, com última entrada também às 18h.

Os bilhetes contém dia e hora de visitação, sem tolerância de atraso.

Leia tudo sobre Portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-data.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”707156786″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:554,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.