As máscaras são uma tradição milenar de Veneza. Um dos ateliês que mantém viva essa parte tão importante da cultura da cidade é a Bluemoon Venice, que desde 1992 realiza uma produção totalmente artesanal, o que é um alento frente ao batalhão de máscaras e outros souvenires made in China que estão à venda nas lojas da cidade.
Além de promover cursos e workshops para quem tem interesse em fazer sua própria máscara, a Bluemoon Venice vende diferentes estilos do acessório.
Todas são entalhadas e pintadas totalmente à mão pelo sócio e mestre Maximiliano Gimenez e sua equipe de artesãos. As máscaras são confeccionadas principalmente a partir do papel machê, mas também tem algumas feitas em couro e tecido. Os preços variam entre € 20 e € 598.
As máscaras vêm acompanhadas de laços de fita ou bastões para facilitar o uso, mas também é possível expô-las como artigo de decoração.
A tradição do uso de máscaras em Veneza começou com as clássicas celebrações de Carnaval. Entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, os foliões tomam ruas da cidade usando vestes exuberantes e principalmente acessórios que cobrem total ou parcialmente o rosto. A festa é bastante antiga: os primeiros registros do Carnaval Veneziano partem da Idade Média, no ano de 1094.
Deslize a galeria abaixo e veja as criações da Bluemoon Venice.
Serviço
A Bluemoon Venice fica na ruela Calle del Capeller, nº 1578, a poucos minutos do Mercado de Rialto, e funciona diariamente das 10h às 19h30. O ateliê também possui uma loja online que faz entregas para o mundo inteiro.
Fonte: viagemeturismo