Alcatraz é uma pequena ilha em meio à Baía de San Francisco, na Califórnia, no litoral oeste dos Estados Unidos. Com uma área total de apenas nove hectares, fica ao norte da cidade de San Francisco e a leste da Golden Gate Bridge, e está longe de ser conhecida pela paisagem ou belezas naturais: a fama da ilha vem da prisão de segurança máxima que um dia existiu ali.
Durante muitos anos, Alcatraz permaneceu deserta, sem apresentar qualquer atrativo. Mas, no século XIX, tornou-se base militar em consequência da guerra Mexicano-Americana. Entre os anos 1853 e 1858, a ilha foi fortificada: foram instalados cerca de 100 canhões e 400 soldados. Alcatraz funcionou como base militar até 1930 e, depois, virou uma penitenciária.
+ Reserve o passeio para Alcatraz com a Civitatis
A Prisão de Alcatraz
A partir de 1934, o complexo foi reinaugurado como Prisão Federal. Permaneceria assim durante 29 anos, alojando alguns dos mais temidos criminosos norte-americanos. Tratava-se de uma prisão de segurança máxima onde estiveram conhecidos detentos como Al Capone, o “Scarface”; George “Machine Gun” Kelly; e Robert Straud, o “Homem-pássaro de Alcatraz”.
Durante a existência da prisão, os detentos tentaram por 14 vezes fugir da ilha. A tentativa mais famosa foi realizada em 1962, por Frank Morris e os irmãos Anglin. Os fugitivos nunca foram encontrados, embora o FBI tenha concluído oficialmente, em 1979, que os detentos se afogaram nas águas geladas da Baía de San Francisco.
No mesmo ano, a fuga foi contada no cinema, no filme Escape from Alcatraz (Alcatraz – Fuga Impossível), estrelado por Clint Eastwood.
Em 21 de março de 1963, a prisão foi desativada, por conta da corrosão das estruturas da penitenciária e o alto custo da manutenção da estrutura insular.
História dentro e fora das celas
A partir de 1976, o Complexo de Alcatraz foi reconhecido como um distrito do Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA. Uma década mais tarde, tornou-se Marco Histórico Nacional.
Hoje, é administrado pelo Serviço Nacional de Parques dos EUA e o turismo é permitido. Além da vista da cidade de San Francisco e do contato com a flora e a fauna, é possível visitar a antiga prisão.
Para chegar na ilha, é preciso ir até o cais número 33 no embarcadouro de Fisherman’s Wharf. Um barco leva os visitantes em um trajeto de cerca de 15 minutos.
Na chegada, os turistas são levados à zona das celas. Lá, são entregues audioguias, disponíveis também em português, que narram de forma bastante imersiva como era a vida em Alcatraz. Algumas partes da narração são feitas por ex-presos e o áudio utiliza sons como o das ondas batendo nas pedras e o burburinho de conversa dos presos para dar vida aos espaços, hoje vazios.
É possível visitar as celas, o refeitório, a antiga biblioteca, entre outras acomodações da famosa prisão.
As visitas são diárias, partindo do porto de San Francisco a partir das 8h45 até às 15h50. Também há duas saídas noturnas: às 17h55 e às 18h30. Adultos pagam a partir de US$ 53,25 para os passeios diurnos e US$ 64,30 para os noturnos.
Os ingressos podem ser comprados online através do site Alcatraz City Cruises.
View this post on Instagram
Alcatraz no cinema e na televisão
Além de Alcatraz – Fuga Impossível, a ilha e, principalmente, a prisão foram cenários de outras obras audiovisuais. Filmes como O Homem de Alcatraz (1962), A Rocha (1996), e No Corredor da Morte (2002), foram baseados na famosa penitenciária e aumentaram sua fama ao redor do mundo.
Na televisão, estreou em 2012 a série de uma temporada Alcatraz, no canal Fox, do produtor J.J. Abrams, criador de Lost e Fringe.
Fonte: viagemeturismo