WhatsApp mais seguro! O aplicativo mais usado no Brasil anunciou novas camadas de segurança, que ajudarão a evitar fraudes e roubos. Usuários agora também poderão fazer pagamentos a empresas no próprio aplicativo!
O serviço, que vai utilizar cartões de crédito, débito e pré-pagos, já está no ar com a participação de 15 bancos e das duas principais bandeiras de cartões do mercado.
Sobre a segurança dos usuários, o WhatsApp terá novas camadas de segurança: confirmação de mudança de dispositivos, verificação de dispositivo e código de segurança automático.
Como fazer pagamentos
O serviço era um dos mais aguardados pelos usuários e finalmente chegou! A permissão para que usuários façam pagamentos a empresas pelo aplicativo está em funcionamento desde esta quarta-feira (12).
Para fazer os pagamentos, o cliente deve cadastrar no app um cartão, do qual os valores serão debitados. O esquema é bem parecido com operações de transferências entre pessoas físicas, iniciado no aplicativo em 2021.
Para os lojistas que aceitarão os pagamentos é necessário fazer a adesão ao WhatsApp Business, versão do aplicativo para empresas. Lá, é possível escolher a empresa de “maquininhas” que desejam operar.
Sistema gratuito
O serviço é gratuito para os usuários, que já podem cadastrar seus cartões. Para as empresas, o lançamento será feito aos poucos ao longo dos próximos meses, e o cadastro vai incluir uma conexão com uma das adquirentes compatíveis.
Em um primeiro momento, participaram das transações a Rede, do Itaú Unibanco e o Mercado Pago.
Já entre os emissores, estão conectados ao Sistema Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Inter, Mercado Pago, Neon, Next, Nubank, Santander, Sicoob e Sicredi.
Leia mais notícias boas
Segurança em 3 passos!
Para garantir uma maior segurança, o Whatsapp trouxe novidades para o aplicativo.
Confirmação de mudança de dispositivo;
Quando o usuário transferir uma conta de um dispositivo para o outro, o aplicativo vai pedir uma nova confirmação. Para habilitar a nova conta, será preciso ter o celular antigo em mãos. Isso vem para evitar que golpistas autorizem a transferência de uma conta para outro aparelho de maneira fácil.
Verificação de dispositivo
Evitando vírus e malware, o aplicativo ganhou novas verificações que autentiquem a conta dos usuários. A nova verificação é feita a partir de um token de segurança armazenado no próprio celular do usuário.
Código de segurança automático
Chamada de “transparência essencial”, a nova função vai verificar automaticamente se a conversa entre dois usuários é uma conexão segura. Ao clicar na opção “criptografia” a pessoa já conseguirá verificar imediatamente se sua conversa tem um nível de segurança adequado.
Com informações de Jornalnh.
Fonte: sonoticiaboa