Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Startup é vendida em apenas 3 semanas com a ajuda do ChatGPT, CTO da empresa

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Com o ChatGPT, os fundadores podem transformar sua ideia em dinheiro sem muito conhecimento de programação – pelo menos neste exemplo.

Usar o ChatGPT ou outros modelos de IA, especialmente aqueles para geração de texto, para maximizar os ativos não é uma ideia nova nem rara.

Recentemente, um usuário do Twitter criou um verdadeiro hype sob a palavra-chave HustleGPT, atribuindo ao ChatGPT a tarefa de desenvolver uma ideia de negócio e tomar todas as outras decisões estratégicas, atuando apenas como executor.

Neste caso, a ideia veio de um ser humano – mas o ChatGPT desempenhou um papel crucial na sua implementação. O empresário Ihor Stefurak teve a ideia de desenvolver uma extensão do Chrome que tornaria a ferramenta de IA acessível a partir de qualquer campo de texto em uma página da web. O problema era que Stefurak nunca havia programado tal extensão antes. Então ele recorreu ao ChatGPT para obter ajuda.

Do nada ao protótipo em dez horas

Tudo começou com um comando muito simples que descrevia aproximadamente a função da extensão. Não houve menção a uma conexão com o ChatGPT. Em vez disso, a extensão foi dividida em componentes separados. A primeira é: Monitore quando os usuários digitam // em um campo de texto e exibem uma mensagem de sucesso.

No total, Stefaruk passou cerca de dez horas com o ChatGPT no primeiro dia para desenvolver um protótipo de trabalho. Naquela época, o ChatGPT havia escrito o código para trê arquivos JavaScript, um arquivo HTML e um arquivo JSON.

O ChatGPT desenvolveu um projeto de trabalho em apenas 10 horas. Eu fiz o papel de engenheiro imediato. Foi fácil? Uma pessoa não tecnológica pode fazer isso? Sim, se eles entenderem o código. Pode um desenvolvedor humano fazê-lo mais rápido e melhor? Sem dúvida.

Ihor Stefaruk no Twitter

Logo depois, Stefaruk estava oferecendo seu software para venda em um site especialmente criado chamado typeslashai.com, US $ 19 para uma licença vitalícia de /ai. Nas primeiras 24 horas, ele ganhou US $ 1.000 em vendas.

Cerca de três se passaram desde então. Agora, o fundador anuncia que vendeu sua micro startup através da Acquire.com. Infelizmente, ele não menciona um valor exato, mas considerando as despesas mínimas para o ChatGPT Plus, o site e o provedor de serviços de pagamento, ele deve estar bem no preto.

O fato de sua ideia simples ter chegado até aqui é em grande parte devido à atenção que ele conseguiu atrair para seu projeto. “No dia seguinte ao lançamento, vi muitos fabricantes tentando capitalizar a mesma ideia sem sucesso. A barreira de entrada era baixa, mas chamar a atenção era crucial. Eu tinha uma história para compartilhar, e isso fez toda a diferença.”

Menos código, mais publicidade

A escolha do canal também é importante, diz ele. Muitos de seus concorrentes dependem exclusivamente do Twitter, onde a comunidade de IA é particularmente ativa. /ai acabou em boletins bem conhecidos, mas Stefaruk também fez contato com influenciadores do TikTok e com a mídia. Sem mencionar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

“A equipe indie ideal deve consistir em um especialista em tecnologia e um profissional de marketing”, diz Stefaruk. “ChatGPT serviu como meu CTO, mas eu tive que escrever prompts, o que me impediu de ir all-in em marketing.”

Depois de receber atenção por sua ferramenta, ele teve que tomar uma decisão difícil: expandir, vender ou sair. Ele decidiu vender porque enquanto desenvolvia /ai ele já tinha muitas ideias para seu próximo projeto. Neste projeto, o ChatGPT certamente desempenhará um papel central novamente.

Fonte: andrelug

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