Na semana passada, a SpaceX transmitiu o lançamento do primeiro voo completo do superfoguete Starship. Um dos objetivos do voo-teste era o retorno do lançador Super Heavy, que aconteceu com sucesso no . No entanto, durante a transmissão o momento do pouso ficou restrito à câmera de bordo do foguete.
A SpaceX, empresa de , divulgou imagens da descida do propulsor, que se manteve praticamente intacto até à superfície do mar. O vídeo mostrou que, apesar de o equipamento apresentar danos, ainda estava operacional. (Confira abaixo)
Super Heavy landing burn and soft splashdown in the Gulf of Mexico pic.twitter.com/lnjCSk2Cz6
— SpaceX (@SpaceX) June 8, 2024
Em seu perfil pessoal na rede social , Musk fez uma projeção dos próximos objetivos do foguete: “O propulsor do Starship fez um pouso suave na água, o próximo pouso será capturado pelos braços da torre”.
O sucesso do pouso representa um progresso significativo em comparação aos testes anteriores, nos quais o propulsor acabava sendo destruído ainda em voo.
Mudanças no projeto da SpaceX
A SpaceX afirmou que fez algumas mudanças operacionais para o voo da semana passada, entre elas a remoção do estágio quente do logo depois da ignição, com o objetivo de diminuir a massa do lançador durante a etapa final do voo. Essa manobra visava a otimizar a eficiência do lançamento nesse sentido. Isso porque a ideia era encontrar um jeito de aliviar o peso do veículo à medida que ele se preparava para reentrar na atmosfera terrestre.
Revista , com informações da Agência Estado
Fonte: revistaoeste