Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Sonda da Nasa captura imagens impressionantes de lago de lava em lua de Júpiter

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A equipe da sonda Juno, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (, na sigla em inglês), registrou imagens de um lago de lava na Io, de Júpiter. A descoberta impressionante revelou a existência de ilhas no meio do magma. A informação foi confirmada nesta semana por Scott Bolton, um dos principais investigadores da missão.

“Io é um fascinante, repleto de vulcões em ”, explicou Bolton. “Conseguimos capturar imagens incríveis que mostram essas ilhas surgindo em meio a um lago de magma, rodeado por lava escaldante.”

O investigador da Nasa também detalhou como são as ilhas da Lua Io. “O reflexo espetacular que nossos instrumentos registraram do lago sugere que partes da superfície de Io são lisas, como vidro, semelhantes à obsidiana na Terra.”

Duas aproximações da sonda Juno possibilitaram a descoberta. A agência aeroespacial norte-americana realizou voos de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024 na região. O equipamento passou a cerca de 1,5 mil km da superfície de Io.

Lua Io, de Júpiter, é formada por vulcões

As imagens capturadas pela equipe da Nasa mostram um mundo dinâmico e em constante transformação, com vulcões jorrando lava e gases quentes, esculpindo a paisagem lunar de forma incessante.

As fotos da Lua Io foram capturadas pela “Junocam”, nome dado ao equipamento responsável por registrar imagens do satélite natural. A missão Juno foi lançada em 2011 e chegou à órbita de Júpiter apenas em 2016.

A missão original da sonda utilizada na Juno foi concluída em 2021, mas a Nasa decidiu estender as operações até setembro de 2025. O objetivo da equipe é investigar mais a fundo as luas de Júpiter.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.