Nesse artigo vou te mostrar quais são os melhores livros de finanças para você que deseja lidar melhor com o dinheiro. Edição Livros Gringos.
Em 2022, um estudo descobriu que 56% dos americanos têm menos de US $ 1.000 em economias no banco. Pior ainda: mais da metade dessas pessoas não tem dinheiro suficiente para cobrir uma despesa de US $ 1.000. Eles teriam que pedir o dinheiro emprestado. Isso é ruim e nossa situação no Brasil é bem similar, se não pior.
Não é ruim porque “você deve economizar dinheiro”, mas porque não ter um fundo de emergência coloca você em uma posição vulnerável. E se alguém bater no seu carro? E se você quebrar alguns ossos? Coisas fora do nosso controle podem nos forçar a pagar. Você não quer ficar aquém quando isso acontece.
Esse é apenas o exemplo mais premente de por que você deve aprender a gerenciar suas finanças. Há outros: aposentar-se em paz sem se preocupar com dinheiro, ter o suficiente para investir em um novo empreendimento, dar livremente a amigos, familiares e caridade — o dinheiro torna nossas vidas mais fáceis até certo ponto.
Felizmente, existem muitos bons livros para nos ajudar a nos tornar financeiramente inteligentes. Na Four Minute Books, revisamos e resumimos mais de 1.000 livros até o momento, e achamos que os melhores livros de finanças se resumem a três coisas:
- Conselhos práticos. Dinheiro é uma coisa tangível, então qualquer que seja a dica que os autores dão deve ser fácil de implementar para você imediatamente.
- Informações relevantes. Dependendo da sua situação e objetivos, você pode precisar de um livro para iniciantes ou um mais avançado.
- Histórias inspiradoras. Se um livro é chato, não o motivará a agir. A maneira mais fácil de mudar é ouvir uma boa história.
Com base nesses três critérios, selecionamos os 14 melhores livros de finanças para você ler. Se você quer se tornar experiente com suas finanças, seja mais inteligente em como você gasta e economiza, e aprenda a investir seu dinheiro para construir a liberdade, considere estes livros.
Nossa lista inclui nossa citação favorita, um breve resumo, três lições principais e poucos argumentos sobre por que você pode querer ler cada livro em questão. Cada um deles está disponível em livros de quatro minutos, para que você possa ler nosso resumo gratuito de quatro minutos ou obter uma cópia para si mesmo.
Para facilitar a navegação nesta página, dividimos a lista em diferentes categorias e criamos um índice. Você também pode pular de volta aqui com a pequena seta no canto inferior direito da página.
Se você teve azar, tem maus hábitos financeiros ou simplesmente não é bom em matemática, esses livros podem finalmente mudar sua vida financeira para melhor. Aqui estão os melhores livros de finanças!
Se você gosta de resumos de livros e quer aproveitar desses conhecimentos, considere se inscrever em nosso .
Melhores Livros de Finanças de Forma Geral
1. Pai Rico Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki
Pai Rico Pai Pobre conta a história de um menino com dois pais, um rico, um pobre, para ajudá-lo a desenvolver a mentalidade e o conhecimento financeiro que você precisa para construir uma vida de riqueza e liberdade.
Este livro é controverso, mas ao fazer você realmente fazer algo, ele simplesmente funciona. Baseia-se parcialmente na vida de Kiyosaki, que aprendeu duas maneiras diferentes de lidar com o dinheiro de seu pai e de seu melhor amigo. As lições são uma mistura de como abordar o dinheiro como um conceito, conhecimento básico de contabilidade, orçamento e investimento, e como gerenciar seu dinheiro para que ele funcione para você. No momento em que você terminar a história, você vai gostar de implementar as dicas.
Principais Pontos:
2. Dinheiro: Domine esse Jogo, de Tony Robbins
Dinheiro: Domine esse Jogo apresenta sete passos simples para a liberdade financeira, com base no conselho dos melhores investidores bilionários do mundo, entrevistados por Tony Robbins.
Tony Robbins dedicou dez anos de pesquisa a este livro. Após a crise financeira de 2008, ele decidiu ajudar as pessoas comuns a garantir um bom futuro. Depois de entrevistar várias lendas financeiras bilionárias, como Ray Dalio, Warren Buffett, Jack Bogle, ele reuniu suas melhores estratégias. O livro contém tudo, desde mudanças de mentalidade até dicas de economia e alocação de ativos. As transcrições das entrevistas valem apenas o preço do livro.
Principais pontos:
Melhores Livros de Finanças para Iniciantes
3. The Barefoot Investor, por Scott Pape
O Barefoot Investor é um guia não-BS de um garoto de fazenda australiano para assumir o controle de suas finanças pessoais com um sistema simples para eliminar dívidas, viver no agora e ainda se aposentar em paz.
Scott Pape é o especialista em finanças pessoais mais confiável da Austrália. Seu livro vendeu mais de 1.000.000 de cópias. Apesar de crescer em uma fazenda, Pape queria ficar rico negociando ações. Isso não funcionou. Ele voltou para sua fazenda e agora usa a vida simples como uma metáfora para gerenciar seu dinheiro. O livro ajuda você a assumir o controle em três fases: plantar, crescer e depois colher seu dinheiro. Ele equilibra dicas fáceis com conselhos radicais. Um ótimo livro para iniciantes.
Principais pontos:
4. The One-Page Financial Plan, por Carl Richards
O Plano Financeiro de Uma Página faz com que o planejamento financeiro pare de parecer um fardo para os menos disciplinados, ajudando você a planejar todo o seu futuro financeiro em uma única página.
Carl Richards passou mais de 40.000 horas nos últimos 20 anos como consultor financeiro, trabalhando no Wells Fargo, Merrill Lynch e outros. Alguns de seus esboços que ele compartilha no Instagram se tornaram virais. Eles ilustram as ideias que ajudaram ele e sua esposa a planejar suas finanças em apenas um pedaço de papel. O livro mostra como fazer o mesmo.
Principais pontos:
Melhores Livros de Finanças para Investidores
5. O Investidor Inteligente, por Benjamin Graham
O Investidor Inteligente explica o investimento em valor, que é focado na geração de lucros estáveis e de longo prazo, ignorando o mercado atual e escolhendo empresas com alto valor intrínseco.
Warren Buffett diz que este é o melhor livro sobre investimentos já escrito. É baseado nas aulas de Benjamin Graham, que Warren Buffett tomou como um jovem estudante. Investidores de valor encontram empresas com grandes fundamentos e compram suas ações a um preço com desconto. Depois disso, tudo o que eles precisam fazer é esperar. Eventualmente, seu valor real será desbloqueado. Um verdadeiro clássico atemporal.
Principais pontos:
6. A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações, por Joel Greenblatt
The Little Book That (Still) Beats The Market é um tutorial passo-a-passo para implementar uma fórmula simples e matemática ao comprar ações que garantem lucros a longo prazo.
Joel Greenblatt é uma lenda dos investimentos. Sua empresa de investimentos Gotham Funds teve um retorno anual de mais de 40% por 20 anos, de 1986 a 2006. Com sua fórmula simples, Joel conseguiu transformar a abordagem de investimento em valor de Benjamin Graham em um sistema que só precisa ser atualizado uma vez por ano. Em 2005, ele escreveu para passar para seus filhos. Se você está procurando uma abordagem de investimento específica e de baixo incômodo, esta é sua melhor aposta.
Principais pontos:
Melhores Livros de Finanças para Empreendedores
7. The Millionaire Fastlane, por MJ DeMarco
O milionário Fastlane aponta o que há de errado com o velho modelo “obter um diploma, conseguir um emprego, trabalhar duro, se aposentar rico”, define a riqueza de uma nova maneira e mostra o caminho para se aposentar jovem.
Principais pontos:
8. Pense e enriqueça, de Napoleon Hill
Pense e Enriqueça é uma curadoria dos 13 hábitos mais comuns de pessoas ricas e bem-sucedidas, destilados de estudar mais de 500 pessoas ao longo de 20 anos.
Este pode ser o livro mais popular sobre sucesso no mundo. Depois que o magnata do aço Andrew Carnegie o colocou na tarefa, Napoleon Hill entrevistou indivíduos bem-sucedidos por 20 anos. O resultado foi publicado em 1937 e vendeu 70 milhões de cópias. É um livro sobre pensamento, visão e fazer o que é preciso para ter sucesso. Se você é um jovem empreendedor, isso é para você.
Principais pontos:
Melhores Livros de Finanças para Guardar Dinheiro
9. I Will Teach You to Be Rich, por Ramit Sethi
Eu vou te ensinar a ser rico ajuda você a economizar dinheiro no piloto automático, permitindo-se gastar livre de culpa nas coisas que você gosta.
O blog de Ramit Sethi começou em seu dormitório em 2004. Depois de vender um ebook por alguns dólares e ver a magia de ganhar online, ele dobrou. 15 anos depois, o GrowthLab ganha milhões em receita anual com cursos online. Seu best-seller do New York Times ajudará você a cortar custos em todas as áreas da vida, gastar nas coisas que você gosta e automatizar seu planejamento de aposentadoria. Uma perspectiva realista de alguém que fez isso.
Principais pontos:
10. A Transformação Total do seu Dinheiro, por Dave Ramsey
O Total Money Makeover mostra como parar de aceitar dívidas normalmente, eliminá-las para sempre em pequenos incrementos e construir o futuro financeiro que você merece em sete etapas.
O Dave Ramsey Show é um dos programas de rádio mais populares dos EUA. Ramsey ajuda as pessoas a se tornarem livres de dívidas, momento em que eles vão em seu show para falar sobre a experiência. Ele também os ajuda com as questões emocionais de lidar com o dinheiro e vai além de meras dicas matemáticas. Ramsey incentiva você a lidar com suas dívidas de pequeno a grande, em seguida, lentamente começar a poupar, e só investir depois de ter coberto o básico. Uma abordagem sólida para o financiamento.
Principais pontos:
Melhores Livros de Finanças para Aposentadoria
11. The Automatic Millionaire, por David Bach
O Milionário Automático é um plano prático e passo a passo para construir riqueza sem ser disciplinado, contando com porcentagens fixas, pequenos pagamentos e transações automatizadas.
Quando ele tinha sete anos, sua avó levou David Bach ao McDonald ‘s. Durante o almoço, ela disse a ele que existem três tipos de pessoas no mundo: aqueles que comem no McDonald ‘s, aqueles que trabalham no McDonald’ s e aqueles que investem no McDonald ‘s. Mais tarde, Bach se tornou vice-presidente do Morgan Stanley. Hoje, ele dirige uma consultoria e publica livros. 7 de 12 são best-sellers do New York Times, e este é seu modelo mais prático para construir riqueza.
Principais pontos:
12. O milionário mora ao lado, por Thomas J. Stanley
O Milionário Mora ao Lado mostra os hábitos simples de gastos e poupança que levam a mais dinheiro no banco do que a maioria das pessoas ganha em sua vida, ajudando você a evitar erros críticos em seu caminho para a independência financeira.
Stanley e seu co-autor William Danko estudaram pessoas com renda normal e altos rendimentos líquidos por décadas. O livro ajuda você a evitar se tornar um UAW — um subacumulador de riqueza. A maioria das pessoas poderia economizar metade de sua renda. Este livro mostra por que vale a pena o esforço a longo prazo.
Principais pontos:
Melhores Livros de Finanças para Liberdade Financeira
13. Os segredos da mente milionária, por T. Harv Eker
Segredos da Mente Milionária sugere que nosso sucesso financeiro não é determinado desde o nascimento e nos mostra o que fazer para romper barreiras mentais e adquirir os hábitos e pensamentos dos ricos.
Depois de uma montanha-russa absoluta de construção, venda, perda e fracasso em mais de uma dúzia de empresas, T. Harv Eker analisou sua própria relação com o dinheiro. Ele descobriu que tinha apenas imitado as estratégias financeiras de seus pais, assim como a maioria de nós. Este livro irá ajudá-lo a desfazer os aspectos prejudiciais dessa fiação e substituí-la por um pensamento e hábitos financeiros sólidos.
Principais pontos:
14. O homem mais rico da Babilônia, por George Clason
O homem mais rico da Babilônia dá conselhos financeiros de senso comum que você pode aplicar hoje, contados através de contos e parábolas dos tempos da antiga Babilônia.
George S. Clason, um soldado, empresário e escritor, era inteligente quando publicou este livro em 1926. Em vez de dar conselhos chatos sem qualquer credibilidade, ele embrulhou suas lições em histórias dos babilônios. Geralmente acredita-se ser um povo surpreendente, eles emprestaram George o poder de transferir essas lições para nós. O conselho é tão sólido hoje como era naquela época.
Principais pontos:
Conclusão
Em minha opinião, estes são os melhores livros gringos de finanças de todos os tempos para começar a dominar o dinheiro em sua vida.
Se você está se recuperando de uma reviravolta infeliz dos eventos, sofrendo de maus hábitos financeiros adquiridos na infância, ou simplesmente não é bom em matemática, depois de mergulhar nesses livros, você logo criará mais espaço para respirar financeiramente em sua vida.
Melhore seu conhecimento financeiro, reduza seus gastos, comece a economizar e investir, e você estará no caminho certo para a independência financeira.
Quando se trata de assumir o controle de suas finanças, a parte mais importante é começar hoje.
“Um investimento em conhecimento paga os melhores juros.” – Benjamin Franklin
O que você achou dessa lista com os melhores livros de finanças? Me conta nos comentários.
Divirta-se!
Fonte: andrelug